Tráfego nas praias: fiscalização aumenta ações contra infração no verão
Por risco à fauna e flora costeira, resolução do Cepram proíbe a circulação de veículos na areia
As praias são os pontos mais visitados de Alagoas durante o verão, mas também é época de alta de infrações contra o meio ambiente. A Gerência de Monitoramento e Fiscalização (Gemfi) do Instituto de Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) constata o aumento sazonal das ocorrências de tráfego de veículos na faixa de areia, proibido desde 2016.
Em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), a equipe de fiscalização do IMA esteve no último domingo (16) em praias do litoral sul e ações devem continuar em toda a costa.
A proibição foi definida pelo Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram/AL), através da resolução 31/2016, e acatada pelo Governo do Estado. A iniciativa partiu da comoção popular devido a um vídeo de ampla circulação de tartarugas esmagadas por veículos na areia. Com a aprovação da resolução, foi fortalecido um dos objetivos do IMA em preservar a região costeira de Alagoas, caracterizada pela grande faixa de areia com vegetação protegida e circulação de animais.
Segundo Pollyana Gomes, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, a medida apresenta boa aceitação da população e resultados positivos. “Desde a regularização da resolução, nós conseguimos melhorar a manutenção do meio ambiente na área costeira, a recuperação da restinga e o respeito à desova de tartarugas”, afirma.
A população também foi beneficiada com a resolução. A faixa de areia das praias está mais segura e pode ser aproveitada com mais tranquilidade.
“Devido às ações do IMA, as pessoas já entendem melhor o porquê de não trafegar com veículos na areia”, aponta Pollyana, “mas a ocorrência ainda é frequente em praias desertas e mais distantes; no entanto o Instituto vem trabalhando com mais ações, de forma que toda a faixa litorânea não tenha qualquer tráfego que agrida o ambiente”, revela a gerente de Monitoramento e Fiscalização.
Rota segura ao meio ambiente
Com respeito à resolução 31/2016, o IMA permite a atividade de economia sustentável por bugies em trajetos específicos de algumas praias, a exemplo de praias dos municípios de Roteiro e Maragogi. Os estudos feitos consideram seguro ao meio ambiente o trajeto por rotas definidas e limite de veículos trafegando.
Veja também
Últimas notícias
PM apreende arma falsa e mais de 400 pinos de cocaína descartados por suspeitos em Arapiraca
Padrasto agride enteado após chegar bêbado em casa; criança sofreu ferimento no olho
Motociclista é preso após furar bloqueio, bater em viatura e desacatar PMs em Maceió
Mãe de mulher que matou médico em Arapiraca defende ex-genro: ‘quem morreu foi um inocente’
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
