Tráfego nas praias: fiscalização aumenta ações contra infração no verão
Por risco à fauna e flora costeira, resolução do Cepram proíbe a circulação de veículos na areia
As praias são os pontos mais visitados de Alagoas durante o verão, mas também é época de alta de infrações contra o meio ambiente. A Gerência de Monitoramento e Fiscalização (Gemfi) do Instituto de Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) constata o aumento sazonal das ocorrências de tráfego de veículos na faixa de areia, proibido desde 2016.
Em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), a equipe de fiscalização do IMA esteve no último domingo (16) em praias do litoral sul e ações devem continuar em toda a costa.
A proibição foi definida pelo Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram/AL), através da resolução 31/2016, e acatada pelo Governo do Estado. A iniciativa partiu da comoção popular devido a um vídeo de ampla circulação de tartarugas esmagadas por veículos na areia. Com a aprovação da resolução, foi fortalecido um dos objetivos do IMA em preservar a região costeira de Alagoas, caracterizada pela grande faixa de areia com vegetação protegida e circulação de animais.
Segundo Pollyana Gomes, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, a medida apresenta boa aceitação da população e resultados positivos. “Desde a regularização da resolução, nós conseguimos melhorar a manutenção do meio ambiente na área costeira, a recuperação da restinga e o respeito à desova de tartarugas”, afirma.
A população também foi beneficiada com a resolução. A faixa de areia das praias está mais segura e pode ser aproveitada com mais tranquilidade.
“Devido às ações do IMA, as pessoas já entendem melhor o porquê de não trafegar com veículos na areia”, aponta Pollyana, “mas a ocorrência ainda é frequente em praias desertas e mais distantes; no entanto o Instituto vem trabalhando com mais ações, de forma que toda a faixa litorânea não tenha qualquer tráfego que agrida o ambiente”, revela a gerente de Monitoramento e Fiscalização.
Rota segura ao meio ambiente
Com respeito à resolução 31/2016, o IMA permite a atividade de economia sustentável por bugies em trajetos específicos de algumas praias, a exemplo de praias dos municípios de Roteiro e Maragogi. Os estudos feitos consideram seguro ao meio ambiente o trajeto por rotas definidas e limite de veículos trafegando.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
