Pessoas sem sintomas de coronavírus não precisam utilizar máscaras, diz OMS
A OMS adverte que o uso das máscaras somente é eficaz se combinado com medidas de higiene, como a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou a desinfecção com álcool gel
Mesmo com confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, a OMS (Organização Mundial de Saúde) assegura que não há necessidade de se fazer uso indiscriminado de máscaras médicas. Porém, o órgão adverte que a população deve fazer a higiene correta das mãos para evitar contaminações em geral - como gripes comuns, por exemplo.
Segundo a OMS, pessoas que não apresentam sintomas da doença ou que não tiveram contato com infectados só devem usar máscara se forem atender alguém com suspeita de contaminação pelo coronavírus. Quem esteve com pacientes suspeitos e apresentar sintomas como tosses e espirros deve utilizar as máscaras para evitar a propagação. Em situações como essa, é necessário procurar um serviço de saúde.
A OMS adverte que o uso das máscaras somente é eficaz se combinado com medidas de higiene, como a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou a desinfecção com álcool gel. Também é necessário aprender como colocar e descartar os equipamentos.
MÁSCARAS MÉDICAS
Como usar:
- Antes de colocar a máscara, é fundamental que se higienize corretamente as mãos com água e sabão ou álcool gel;
- Cubra a boca e o nariz, certificando-se de que não há espaços entre o rosto e a máscara;
- Evite tocar a máscara enquanto a usa. Se isso acontecer, lave as mãos com água e sabão ou utilize álcool gel;
- Quando a máscara estiver úmida, troque-a;
- Nunca reutilize a máscara.
Como retirar:
- Tire a máscara por trás (não toque na parte da frente);
- Descarte a máscara em um recipiente fechado;
- Após a retirada, lave as mãos com água e sabão ou faça a higienização com álcool gel.
Últimas notícias
Homem esfaqueia motorista, rouba carro e é preso após acidente e perseguição em Palmeira
Vorcaro é preso em nova fase da operação da PF sobre Master
Acusado de homicídio em Matriz de Camaragibe é preso em Maceió
Paciente psiquiátrica ameaça marido e filha e polícia é acionada em Arapiraca
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
