Projeto da Seprev treina jovens que sonham em se tornar jogadores de futebol
De acordo com especialistas, o esporte é um recurso terapêutico importante no processo de recuperação dos adolescentes

A prática esportiva é reconhecidamente uma ferramenta segura e eficaz na prevenção à violência, especialmente entre os jovens. Considerando o potencial deste tipo de atividade, a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), viabilizou a participação dos socioeducandos nas aulas de futebol desenvolvidas pela escolinha Vasco Academy Maceió.
Duas vezes por semana, os adolescentes vão à sede do clube, que fica no bairro São Jorge, para treinar e interagir com outros garotos da mesma faixa etária. O treinador Hermani Moreira, que acompanha a categoria de 15 a 17 anos, explica que o exercício físico bem direcionado atua como um recurso terapêutico importante no processo de recuperação dos garotos, melhorando a qualidade de vida e contribuindo para o bem-estar físico e mental.
“O esporte se destaca por sua contribuição no desenvolvimento total do praticante. Na escolinha, os meninos desenvolvem tanto os aspectos do jogo, como as regras para a vida, aprendendo a ganhar, a perder e a se esforçar para alcançar os objetivos. Antes de serem atletas, esses garotos aprendem a se tornar seres humanos do bem”, disse o professor.
Inspirado em ícones internacionais do esporte, como Neymar Júnior e Lionel Messi, o adolescente M.D.C.S.P, de 16 anos, sonha em se tornar jogador de futebol profissional. Para ele, a escolinha é um incentivo para que essa meta seja alcançada.
“Eu treinei na escolinha do CRB até o início da adolescência e, agora, estou retomando aos poucos. Ser jogador é um sonho de criança que eu pretendo realizar após o cumprimento da medida e, quem sabe, até jogar em um dos meus times do coração, como o CRB, o Flamengo ou o Barcelona”, afirmou.
Além de as atividades externas, os adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas em Alagoas têm acesso a uma série de modalidades que são trabalhadas dentro das Unidades de Internação, como futebol de campo, futsal, voleibol, queimado, xadrez e circuito funcional. Essas atividades despertam nos adolescentes o senso de disciplina e de trabalho em equipe, estimulando o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida adulta.
Veja também
Últimas notícias

Educação Infantil e Ensino Fundamental voltam às aulas dia 14 de julho em Palmeira dos Índios

Com nova tecnologia de ponta, Arapiraca reforça cuidado a pessoas com ISTs

Acidente entre motocicletas deixa duas pessoas feridas na Avenida Menino Marcelo

Mulher morre após cair de quase 100 metros durante prática de rapel no Sul de Minas

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Santana do Ipanema

Núcleo de Línguas retoma atividades para mais de 200 estudantes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
