Estimativas para o PIB foram caindo ao longo do ano
Demora na aprovação da reforma da Previdência, confiança em baixo e cenário externo contribuíram para a piora da expectativas
Mais um ano de crescimento baixo da economia – e mais um ano de expectativas frustradas. O resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2019, divulgado nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não surpreendeu o mercado, ao registrar alta de 1,1% sobre o ano anterior. Mas ficou bem abaixo das expectativas do início de 2019.
Ao final de 2018, e até fevereiro de 2019, os analistas de bancos projetavam um crescimento ao redor de 2,5% para a economia, na expectativa da aprovação de reformas macroeconômicas. As projeções fazem parte do boletim de mercado, conhecido como relatório "Focus", divulgado todas as semanas pelo Banco Central (BC), que traz dados colhidos junto a mais de 100 instituições financeiras.
À medida em que o ano foi passando, no entanto, e com os atritos entre os poderes executivo e legislativo, foi se tornando claro que a aprovação das reformas seria mais demorada e custosa do que era previsto. O enfraquecimento da confiança também pesou – e as expectativas para o crescimento econômico foram minguando, até chegarem ao mínimo de 0,8% em agosto.
O cenário externo também foi importante para a piora das estimativas. Em julho, o Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu pela quarta vez a estimativa de alta para o PIB global de 2019, para 3,2% (um ano antes, o fundo via expansão de 3,9% na economia mundial).
A aprovação da reforma da Previdência, em novembro, deu novo fôlego às estimativas de crescimento brasileiro, mas já era tarde para uma recuperação mais robusta do PIB. A previsão dos analistas do mercado para a atividade econômica cresceu aos poucos, chegando ao final de 2019 em 1,17%.
É comum, no entanto, que o resultado final do PIB fique abaixo das estimativas feitas pelos analistas no início de cada ano. Nos últimos dez anos, em apenas 2 o resultado do PIB foi melhor que o projetado.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
