Mirante Cineclube inicia atividades de 2020 com programação especial
Cineclube recebeu cerca de R$ 26.000 pelo Edital do Audiovisual de Maceió 2019 para realizar atividades

O Mirante Cineclube dá início às atividades de 2020 com uma programação especial neste final de semana. A primeira edição da Virada Miranteira, que marca também o aniversário de três anos do grupo, será realizada no Centro Cultural Arte Pajuçara, e terá como tema central as mulheres nordestinas e suas produções no cenário audiovisual.
A “Virada” terá início neste sábado (07), às 23h, com a exibição do longa-metragem “Amor, plástico e barulho”, de 2015, dirigido pela pernambucana Renata Pinheiro, que também estará presente para uma conversa com o público após o filme. Em seguida, haverá a comemoração do aniversário do Cineclube, homenageando também Alice Jardim, Ismélia Tavares e Nataska Conrado, mulheres que possuem ampla atuação no audiovisual alagoano e que são cineclubistas.
O segundo bloco do evento será formado pela exibição de três curtas, que foram escolhidos pelas homenageadas. Alice indicou “Rua das Árvores” (2013), no qual responde pela direção, fotografia, co-roteiro e design gráfico; Ismélia escolheu o curta “Os desejos de Miriam” (2017), de Nuno Balducci, cujo argumento foi desenvolvido por ela, além de sua participação no roteiro e na produção do filme; e Nataska optou por “Maré Viva” (2011), de Alice Jardim e Lis Paim, curta-metragem onde foi responsável pelo argumento, elenco, direção de fotografia, imagens subaquáticas e design gráfico.
Em seguida, Thame Ferreira e Chico Torres, integrantes do Mirante Cineclube, farão uma apresentação musical, antecedendo o terceiro bloco de filmes. A sessão, intitulada “Mulheres Nordestinas” irá exibir cinco curtas: Delas (AL), de Karina Liliane; Que Lombo é esse (SE), de Everlane Moraes; Maré (BA), de Amaranta César; Terremoto Santo (PE), de Bárbara Wagner e Benjamin Burca e o filme maranhense (B)elas, Nádia de Cássia. Após a exibição do último bloco, prevista para encerrar às 5h, será oferecido um café da manhã aos espectadores.
A “Virada Miranteira” é gratuita. Os ingressos, que são limitados à capacidade do cinema, poderão ser retirados na bilheteria do Arte Pajuçara, das 18h às 20h30.
O Cineclube foi um dos oito selecionados pelo Edital do Audiovisual de Maceió, lançado pelo Município, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine), em 2019.
Mirante Cineclube
Existente há três anos, o Mirante Cineclube realiza suas atividades no primeiro sábado de cada mês no Arte Pajuçara. Todavia, as ações do grupo vão além das exibições de filmes e dos debates, realizando, inclusive, laboratórios de crítica cinematográfica, grupos de estudo, além da atuação em parceria com a La Ursa e a Bagaceira Filmes com o programa Lugar de Cinema, exibido na TV Educativa. Também realizou as edições da Mostra Quilombo de Cinema Negro em 2018 e 2019.
O Cineclube é formado atualmente por Beatriz Vilela, Chico Torres, Cleber Pereira, Fábio Cassiano, Janderson Felipe, Leonardo Amorim, Lucas Litrento, Maysa Reis, Roseane Monteiro, Tatiana Magalhães e Thame Ferreira.
Últimas notícias

Maragogi celebra 150 anos com inaugurações e shows nesta quinta-feira (24)

Júri do caso Roberta Dias segue com depoimentos da defesa e interrogatório dos réus

Homem que estava na porta de casa é atacado por desconhecido com garrafa de vidro, em Maceió

Homem é preso em Palmeira dos Índios suspeito de estupro virtual contra criança de SP

Criminosos se passam por policiais e invadem residência na zona rural de Pão de Açúcar

Secretaria de Saúde de Penedo promove vacinação contra a gripe no próximo sábado, 26
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
