Cultura

Mirante Cineclube inicia atividades de 2020 com programação especial

Cineclube recebeu cerca de R$ 26.000 pelo Edital do Audiovisual de Maceió 2019 para realizar atividades

Por Ascom Fmac 05/03/2020 15h03
Mirante Cineclube inicia atividades de 2020 com programação especial
Mirante Cineclube - Foto: Reprodução

O Mirante Cineclube dá início às atividades de 2020 com uma programação especial neste final de semana. A primeira edição da Virada Miranteira, que marca também o aniversário de três anos do grupo, será realizada no Centro Cultural Arte Pajuçara, e terá como tema central as mulheres nordestinas e suas produções no cenário audiovisual.

A “Virada” terá início neste sábado (07), às 23h, com a exibição do longa-metragem “Amor, plástico e barulho”, de 2015, dirigido pela pernambucana Renata Pinheiro, que também estará presente para uma conversa com o público após o filme. Em seguida, haverá a comemoração do aniversário do Cineclube, homenageando também Alice Jardim, Ismélia Tavares e Nataska Conrado, mulheres que possuem ampla atuação no audiovisual alagoano e que são cineclubistas.

O segundo bloco do evento será formado pela exibição de três curtas, que foram escolhidos pelas homenageadas. Alice indicou “Rua das Árvores” (2013), no qual responde pela direção, fotografia, co-roteiro e design gráfico; Ismélia escolheu o curta “Os desejos de Miriam” (2017), de Nuno Balducci, cujo argumento foi desenvolvido por ela, além de sua participação no roteiro e na produção do filme; e Nataska optou por “Maré Viva” (2011), de Alice Jardim e Lis Paim, curta-metragem onde foi responsável pelo argumento, elenco, direção de fotografia, imagens subaquáticas e design gráfico.

Em seguida, Thame Ferreira e Chico Torres, integrantes do Mirante Cineclube, farão uma apresentação musical, antecedendo o terceiro bloco de filmes. A sessão, intitulada “Mulheres Nordestinas” irá exibir cinco curtas: Delas (AL), de Karina Liliane; Que Lombo é esse (SE), de Everlane Moraes; Maré (BA), de Amaranta César; Terremoto Santo (PE), de Bárbara Wagner e Benjamin Burca e o filme maranhense (B)elas, Nádia de Cássia. Após a exibição do último bloco, prevista para encerrar às 5h, será oferecido um café da manhã aos espectadores.

A “Virada Miranteira” é gratuita. Os ingressos, que são limitados à capacidade do cinema, poderão ser retirados na bilheteria do Arte Pajuçara, das 18h às 20h30.

O Cineclube foi um dos oito selecionados pelo Edital do Audiovisual de Maceió, lançado pelo Município, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine), em 2019.

Mirante Cineclube

Existente há três anos, o Mirante Cineclube realiza suas atividades no primeiro sábado de cada mês no Arte Pajuçara. Todavia, as ações do grupo vão além das exibições de filmes e dos debates, realizando, inclusive, laboratórios de crítica cinematográfica, grupos de estudo, além da atuação em parceria com a La Ursa e a Bagaceira Filmes com o programa Lugar de Cinema, exibido na TV Educativa. Também realizou as edições da Mostra Quilombo de Cinema Negro em 2018 e 2019.

O Cineclube é formado atualmente por Beatriz Vilela, Chico Torres, Cleber Pereira, Fábio Cassiano, Janderson Felipe, Leonardo Amorim, Lucas Litrento, Maysa Reis, Roseane Monteiro, Tatiana Magalhães e Thame Ferreira.