Prefeitura fortalece mulheres no mercado de trabalho
Nas últimas décadas, o número de mulheres empregadas com carteira assinada mais que dobrou.
O mês de março é marcado pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08, data para reflexões sobre a situação das mulheres no Brasil e no mundo.
No Brasil, tem crescido a participação da mulher no mercado de trabalho. Nas últimas décadas, o número de mulheres empregadas com carteira assinada mais que dobrou.
Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada com amostragens até o segundo trimestre de 2017, o nível de ocupação feminina chegou a 44,5% em todo o território nacional.
A Prefeitura da Maceió, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), oferece serviços de qualificação profissional e intermediação de mão de obra para mais de mil mulheres em situação de vulnerabilidade.
“O processo de valorização da mulher pela Semtabes se dá pelas permissionadas nos mercados e feiras livres, e no segmento de Economia Solidária, onde as mulheres são maioria. E na intermediação de mão de obra, temos uma mulher comandando o sistema mediador do serviço”, frisou o secretário do órgão, Flávio Saraiva.
“O mercado de trabalho vem computando o crescimento da busca por mulheres. Elas são mais pacientes, dominam as negociações e investem mais em qualificação. Esses detalhes estão fazendo a diferença na hora das contratações”, afirma a diretora de Trabalho e Emprego da Semtabes, Camilla Limeira.
Nos postos de atendimento do Sine Maceió, diversos serviços relacionados ao mercado de trabalho são ofertados, como cadastro de currículos, auxílio para emissão da carteira de trabalho e entrada no seguro desemprego. Diariamente, uma média de 250 pessoas vão ao posto a procura de emprego formal, como a Thaynara de Alencar, que estava em busca do primeiro emprego, procurou o Sine e conseguiu uma entrevista.
“Conheci o Sine já faz uns três anos. Entraram em contato e pediram para eu comparecer no posto do Shopping Popular, informando que havia uma vaga de técnica em enfermagem em um hospital, para que eu pudesse disputar a vaga”, lembrou Thaynara.
“O Sine veio para facilitar a forma de buscar e conseguir empregos, até mesmo para quem não tem experiências. Meu primeiro emprego foi através deles. Sempre digo aos amigos que estão em busca que vale a pena ir até lá”, acrescentou a técnica de enfermagem.
O Sine Maceió funciona em dois potos de atendimento. A unidade da FAT, está localizada na Avenida Antônio Lisboa de Amorim, Nº 220, no bairro Antares, em uma galeria ao lado do Shopping Pátio Shopping. A unidade Centro fica localizada no 2º piso do Shopping Popular, na Rua do Livramento, no Centro da cidade. Ambos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Mais informações no 3312-2201 e no 3312-2200.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
