Governo de Alagoas anuncia medidas de combate ao coronavírus
Dos 20 casos suspeitos, um foi confirmado, 9 descartados e 10 seguem em análises
O governador de Alagoas Renan Filho (MDB) e o secretário de Saúde Alexandre Ayres concederam entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (13), no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, para tratar sobre a atuação do Estado em relação ao coronavírus (Covid-19). Na ocasião, o chefe do Executivo divulgou o balanço de casos confirmados e suspeitos no Estado e anunciou medidas de combate à propagação da doença.
"Dos 20 casos suspeitos, um foi confirmado - importado de um alagoano que viajou à Itália, está em isolamento domiciliar e não apresenta risco de morte. Dos outros, nove foram descartados e 10 seguem em análises - aguardando a confirmação ou rejeição. Todos casos são de pessoas que estiveram em países com casos confirmados. Não há contágio doméstico em Alagoas", frisou o governador.
Na ocasião, o secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres disse que não há motivo para a população alagoana entrar em pânico. "A gente precisa ter nesse momento muita maturidade para enfrentar o novo coronavírus. A regra é o isolamento domiciliar. Preparamos nossa rede hospitalar caso o vírus tenha uma ampliação", disse.
Estrutura
Na coletiva, o governador anunciou que o Estado está preparado para enfrentar o Covid-19. "Casos tenhamos ampliação da doença, estamos com as redes hospitalares com leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] suficientes para atender a população. São 105 leitos disponibilizados para casos graves de coronavírus, nas redes estadual, privada e filantrópica. Se, futuramente, viermos a ter transmissão local no Estado estamos com um plano de contigência preparado para isso", frisou o governador.
Ranan Filho também anunciou a liberação de R$ 20 milhões para a Secretaria de Saúde (Sesau) implementar medidas necessárias de controle contra o coronavírus no estado. "O governo do Estado está disponibilizando R$ 20 milhões para ações de combate ao novo coronavírus e ampliações dos leitos, em caso surto", disse.
Prevenção
"A melhor prevenção é a higienização. No aparecimento de sintomas semelhantes com gripe é necessário que o paciente se dirija a uma unidade de saúde básica ou hospital da rede privada mais próximo. Não há motivo para pânico, para que a gente entre em alarde. Estamos preparados para enfrentar esse ciclo", enfatizou Renan Filho.
Navios
O governo de Alagoas enviou equipes da Sesau para orientar e verificar se passageiros e tripulantes de navios que estão atracando no Porto de Maceió estão com sintomas semelhantes ao coronavírus. "Estamos em contato direto com a Anvisa, que acompanha os navios. Até o momento, não há nenhum caso suspeito", disse.
Pacotes de passeio
Como medida preventiva, o governo do Estado solicitou a suspensão da venda de pacotes de passeios a turistas que chegam a Maceió. A medida serve para tentar conter o surto de coronavírus.
Gabinete de crise
Renan também anunciou a criação de um gabinete de crise local para acompanhar a situação do coronavírus. Compõem o grupo o Gabinete Civil, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
