Sindprev aciona MPF para manter plantões da Anvisa no Aeroporto e Porto
Medida visa salvaguardar a saúde da população
O Sindicato dos trabalhadores da Saúde, Previdência, Seguro Social e Assistência Social de Alagoas (Sindprev/AL) acionou o Ministério Público Federal (MPF) para tentar impedir a suspensão dos plantões de fiscalizações em finais de semana e feriados no Aeroporto Zumbi dos Palmares e Porto de Maceió, realizadas pela Agência Nacional de vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com o sindicato, a ação administrativa que suspendeu o fim dos plantões pode colocar em risco a saúde da coletividade, visto que o Brasil e o mundo estão vivendo momentos de apreensão por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19). "A situação é bastante preocupante, pois esses plantões foram suspensos justamente no mês de março, quando chega ao país o COVID-19", traz trecho do ofício.
Veja abaixo o ofício encaminhado ao Procurador-Chefe do MPF em Alagoas:
Ofício nº 39/2020 - Maceió, 12 de março de 2020.
DO: SINDPREV-AL
PARA: Procurador-Chefe da Procuradoria da República em Alagoas
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM SEGURIDADE SOCIAL (SAÚDE, TRABALHO, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL) E TRABALHO NO ESTADO DO ALAGOAS, entidade representativa dos servidores públicos da ANVISA, CNPJ n° 124988870001-79, com sede a Rua Doutor Mizael Domingues, 324, Centro, CEP 57020-600, Maceió/AL, por intermédio de seu presidente abaixo assinado, vem por meio deste informar e ao final requerer o que se segue:
Como é de amplo conhecimento público, o mundo e o Brasil está sob ameaça de uma pandemia, provocada pelo “coronavírus” (COVID-19);
Segundo o Ministério da Saúde:
“Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).”
O período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias, segundo o Ministério da Saúde;
Ainda segundo o MS, “De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.”;
No entanto, ao contrário e na contramão das medidas que diz adotar, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), suspendeu os plantões do final de semana, isso mesmo: NÃO HÁ PLANTÕES no final de semana no porto e aeroporto de Maceió;
A situação é bastante preocupante, pois esses plantões foram suspensos justamente no mês de março, quando chega ao país o COVID-19.
Diante disso, resolvemos comunicar e solicitar a intervenção desta Procuradoria da República para regularizar a situação.
Atenciosamente,
Francisco Ricardo Correia Mata
Presidente
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
