TikTok é acusado de censurar vídeos de usuários 'feios e pobres'
Estas instruções foram encontradas em documentos internos aos quais o The Intercept teve acesso.
O TikTok orientou seus moderadores a censurar vídeos nos quais aparecessem pessoas consideradas “feias”, que mostrassem casas “pobres” e até usuários com algum tipo de deficiência. Estas instruções foram encontradas em documentos internos aos quais o The Intercept teve acesso.
Segundo o veículo, as normas instruíam os funcionários do app a observar, nos vídeos, se as pessoas apresentavam algum tipo de “forma corporal anormal”, como aparência facial feia e muitas rugas no rosto ou ainda sorrisos tortos. Outras partes do corpo também eram observadas, pois nos documentos há menção a barrar pessoas com barriga de cerveja.
Havia ainda orientações para que fosse observado o ambiente de gravação, para detectar paredes descascadas e decorações de mau gosto ou muito antigas, por exemplo. A presença dessas características era o suficiente para que os tiktokkers ficassem de fora da indicação algorítmica, perdendo audiência.
As regras de moderação que até bem pouco tempo eram seguidas pelo aplicativo chinês também continham orientações para censurar qualquer tipo de discurso político feito nas transmissões ao vivo, além de comentários sobre órgãos estatais como a polícia e as forças armadas, indicando o banimento das pessoas que insistissem em não seguir tais regras.
O que dizem os responsáveis pelo app
Ao The Intercept, um porta-voz da ByteDance, empresa proprietária do app de vídeos curtos com mais de 800 milhões de usuários em todo o mundo, disse que a maior parte das diretrizes obtidas pelo veículo não estão mais em uso ou, em alguns casos, nunca foram utilizadas, além de afirmar que elas foram criadas com o objetivo de combater o bullying online.
Ele disse ainda que as normas não eram válidas em todo o planeta, tendo foco apenas regional, na China, mas as fontes ouvidas pela publicação relataram que todas as decisões sobre a promoção global de conteúdos sempre passa pelo escritório chinês.
Veja também
Últimas notícias
Filha é presa após ameaçar mãe para conseguir dinheiro para drogas em Arapiraca
Jovem morre após ser atingido por corda enquanto pilotava moto em Chã Preta
Seis crianças são vistas em objeto distante da areia na Praia do Sobral, em Maceió
Presidente Lula deve se reunir com setor produtivo após viagem para a COP
STF pode reduzir prisão de Bolsonaro a dois anos e quatro meses
Homem é preso após agredir companheira com chutes e puxões de cabelo em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
