Utilidade Pública

Covid-19: igrejas católicas de Alagoas suspendem atividades previstas em calendário paroquial

Os grupos de risco devem evitar espaços com aglomerações de pessoas durante o período

Por 7Segundos 17/03/2020 16h04
Covid-19: igrejas católicas de Alagoas suspendem atividades previstas em calendário paroquial
Arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz - Foto: Assessoria

Nesta terça-feira (17), a Arquidiociese de Maceió sob recomendação do Papa Francisco e de órgãos de saúde, determinou algumas regras para paróquias de todo estado.As normas, alteram e suspendem atividades previstas no calendário da igreja católica, incluindo práticas da Semana Santa. 

As orientações servem para todas as Paróquias e já devem ser colocadas em prática. De acordo com o Bispo Dom Antônio Muniz, as paróquias devem seguir as mesmas medidas adotadas pelo Papa Francisco "Você esta em uma assembleia, lotadas,as pessoas estão em contato umas com as outras, por essa razão a igreja cria uma norma para que haja disciplina", disse o Bispo. 

Além disso, existe uma grande preocupação da igreja, mas não querem incitar o pânico entre os fiéis "Não queremos entrar nessa onda do pânico e do medo, porque o medo baixa a imunidade das pessoas", ressaltou Dom Antônio. 

Algumas atividades da igreja ficarão suspensas temporariamente, como procissões, práticas penitenciais e ações da pastoral universitária. As missas, continuaram no Estado, mas haverão mudanças nos horários para evitar aglomerações de fiéis.

Outras práticas comuns como abraços da paz, dar as mãos para rezar o Pai-Nosso, a comunhão na boca será feita de outras maneiras . 

O Arcebispo ainda reforça a necessidade dos idosos a evitarem ambientes com muita gente, o que inclui as missas que são considerados espaços de riscos para categoria. 

A igreja ainda recomenda o reforço nos hábitos de higiene, como lavar as mãos constantemente e usar álcool gel.