PEC que pretende prorrogar mandatos será apresentada no Congresso Nacional
Prefeitos e vereadores teriam cargos garantidos até 2022, ano em que as eleições passariam a ser unificadas.
O deputado federal Carlos Henrique Gaguim (DEM/TO) irá apresentar no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para que os atuais mandatos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores sejam prorrogados até o ano de 2022. Os recursos que seriam utilizados no processo eleitoral ficariam destinados para ações de combate ao Coronavírus (COVID-19).
A expectativa é que a matéria seja apresentada já nos próximos dias. Se aprovada, a medida provocará uma mudança drástica no cenário político municipal, estadual e federal. As eleições seriam unificadas e os mandatos eletivos prorrogados por dois anos.
Segundo o autor da proposta, os recursos públicos destinados para a realização das eleições ultrapassam o valor de 2 bilhões de reais, somente com o Fundo Eleitoral. Com a PEC aprovada, o dinheiro seria remanejado para a área da Saúde e utilizado no enfrentamento ao Coronavírus.
“No médio e no longo prazo, uma significativa economia de recursos públicos, e a otimização de tais recursos para aplicação nas áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura”, justifica Carlos Henrique Gaguim.
O texto da matéria estabelece ainda os prazos que os mandatos seriam encerrados. “Os mandatos dos atuais Prefeitos e Vice-Prefeitos terminarão no dia 31 de dezembro de 2022, e dos Vereadores no dia 31 de janeiro de 2023, com as respectivas posses dos substitutos eleitos, coincidindo com os demais eleitos dos respectivos poderes, executivo e legislativo, federal e estadual.”
EM ALAGOAS
Fazendo uma rápida análise no cenário político local, a unificação das eleições deixaria como maior prejudicado o ex-chefe do Ministério Público Estadual, Alfredo Gaspar (sem partido), que pediu exoneração da função de promotor de Justiça para disputar o cargo de prefeito de Maceió, nas eleições deste ano.
Últimas notícias
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
