PEC que pretende prorrogar mandatos será apresentada no Congresso Nacional
Prefeitos e vereadores teriam cargos garantidos até 2022, ano em que as eleições passariam a ser unificadas.
O deputado federal Carlos Henrique Gaguim (DEM/TO) irá apresentar no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para que os atuais mandatos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores sejam prorrogados até o ano de 2022. Os recursos que seriam utilizados no processo eleitoral ficariam destinados para ações de combate ao Coronavírus (COVID-19).
A expectativa é que a matéria seja apresentada já nos próximos dias. Se aprovada, a medida provocará uma mudança drástica no cenário político municipal, estadual e federal. As eleições seriam unificadas e os mandatos eletivos prorrogados por dois anos.
Segundo o autor da proposta, os recursos públicos destinados para a realização das eleições ultrapassam o valor de 2 bilhões de reais, somente com o Fundo Eleitoral. Com a PEC aprovada, o dinheiro seria remanejado para a área da Saúde e utilizado no enfrentamento ao Coronavírus.
“No médio e no longo prazo, uma significativa economia de recursos públicos, e a otimização de tais recursos para aplicação nas áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura”, justifica Carlos Henrique Gaguim.
O texto da matéria estabelece ainda os prazos que os mandatos seriam encerrados. “Os mandatos dos atuais Prefeitos e Vice-Prefeitos terminarão no dia 31 de dezembro de 2022, e dos Vereadores no dia 31 de janeiro de 2023, com as respectivas posses dos substitutos eleitos, coincidindo com os demais eleitos dos respectivos poderes, executivo e legislativo, federal e estadual.”
EM ALAGOAS
Fazendo uma rápida análise no cenário político local, a unificação das eleições deixaria como maior prejudicado o ex-chefe do Ministério Público Estadual, Alfredo Gaspar (sem partido), que pediu exoneração da função de promotor de Justiça para disputar o cargo de prefeito de Maceió, nas eleições deste ano.
Últimas notícias
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
