PEC que pretende prorrogar mandatos será apresentada no Congresso Nacional
Prefeitos e vereadores teriam cargos garantidos até 2022, ano em que as eleições passariam a ser unificadas.

O deputado federal Carlos Henrique Gaguim (DEM/TO) irá apresentar no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para que os atuais mandatos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores sejam prorrogados até o ano de 2022. Os recursos que seriam utilizados no processo eleitoral ficariam destinados para ações de combate ao Coronavírus (COVID-19).
A expectativa é que a matéria seja apresentada já nos próximos dias. Se aprovada, a medida provocará uma mudança drástica no cenário político municipal, estadual e federal. As eleições seriam unificadas e os mandatos eletivos prorrogados por dois anos.
Segundo o autor da proposta, os recursos públicos destinados para a realização das eleições ultrapassam o valor de 2 bilhões de reais, somente com o Fundo Eleitoral. Com a PEC aprovada, o dinheiro seria remanejado para a área da Saúde e utilizado no enfrentamento ao Coronavírus.
“No médio e no longo prazo, uma significativa economia de recursos públicos, e a otimização de tais recursos para aplicação nas áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura”, justifica Carlos Henrique Gaguim.
O texto da matéria estabelece ainda os prazos que os mandatos seriam encerrados. “Os mandatos dos atuais Prefeitos e Vice-Prefeitos terminarão no dia 31 de dezembro de 2022, e dos Vereadores no dia 31 de janeiro de 2023, com as respectivas posses dos substitutos eleitos, coincidindo com os demais eleitos dos respectivos poderes, executivo e legislativo, federal e estadual.”
EM ALAGOAS
Fazendo uma rápida análise no cenário político local, a unificação das eleições deixaria como maior prejudicado o ex-chefe do Ministério Público Estadual, Alfredo Gaspar (sem partido), que pediu exoneração da função de promotor de Justiça para disputar o cargo de prefeito de Maceió, nas eleições deste ano.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
