Conselho de Medicina de Alagoas alerta médicos e a população sobre medidas de segurança durante a pandemia
Ainda em pequena escala no Estado de Alagoas, a disseminação do Covid-19 pode ser uma realidade.
O Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CREMAL) comunica aos médicos e a sociedade alagoana recomendações e medidas a serem tomadas no atual momento de pandemia, provocado pela Covid-19.
Em alinhamento com as autoridades e avaliando de forma técnica as ações para prevenção, o CREMAL define:
>> A continuidade dos atendimentos ambulatoriais e procedimentos eletivos (consultas, exames e cirurgias);
>> Restrição às visitas hospitalares, com redução do número de pessoas e tempo de permanência;
>> Exigência do fornecimento de EPIs necessários para todos os médicos e unidades de saúde do Estado;
>> Recomenda à população cautela e que siga as orientações básicas de higiene e isolamento, procurando as unidades de saúde apenas se houverem sintomas respiratórios;
>> Aos médicos, a entidade solicita que todos os esforços sejam realizados, com o único objetivo de oferecer aos pacientes o melhor atendimento possível.
Ainda em pequena escala no Estado de Alagoas, a disseminação do Covid-19 pode ser uma realidade. Cabe ao cidadão restringir suas atividades, cuidar de sua higiene e principalmente, observar se está com sintomas da doença, para que inicialmente haja um período de isolamento. Procurar uma unidade de saúde a qualquer sinal de resfriado é um erro, isso será necessário apenas se o quadro evoluir para problemas respiratórios mais graves.
Aos médicos, o conselho conclama que todos estejam a postos e que as unidades de saúde preparem-se para receber os pacientes. Temos profissionais muito preparados em todo o estado, estamos certos que independente de ser na rede pública ou privada, os casos serão tratados com toda a seriedade e profissionalismo que o momento exige.
Treinamento
Em uma das primeiras iniciativas do país, o CREMAL reuniu no final de fevereiro cerca de 300 médicos e estudantes de Medicina para assistir um workshop, evento realizado antes da explosão do Covid-19. No evento a doença foi amplamente discutida, tiveram além das informações básicas de prevenção e variáveis dos sintomas, também foram orientados de como notificar os casos suspeitos às autoridades competentes, como tratar e como se proteger.
Veja também
Últimas notícias
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Feira dos Municípios 2026: Alagoas Feito a Mão vai emitir Carteira Nacional do Artesão durante evento
Suspeito de participação em homicídio qualificado em Anadia é preso
Comissão que organizará concurso da Secretaria de Saúde de Alagoas é instituído
Governo de Alagoas entrega ambulâncias do Samu a municípios alagoanos nesta sexta-feira
Governo de Alagoas instala comissão mista para organizar concurso da Sesau
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
