HGE registra queda de quase 50% nos atendimentos do fim de semana
Dos 408 atendimentos registrados, 282 foram casos relativos a doenças crônicas
O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou 408 atendimentos nesse fim de semana, o que representa uma redução de quase 50% no número registrado no terceiro fim de semana de março do ano passado, quando a unidade atendeu 756 pessoas. A situação é resultado das recomendações das autoridades de saúde para prevenção ao coronavírus, o que levou a população a se conscientizar que a unidade deve ser reservada, apenas, para os casos mais graves.
Foram atendidos 282 casos clínicos, 61 acidentes casuais, 39 acidentes de trânsito, 20 agressões, três queimaduras, um acidente de trabalho, um afogamento e uma tentativa de suicídio. Também foram dadas 335 altas médicas, efetuadas 65 internações, realizadas 34 cirurgias e feitas 24 transferências a outras unidades de saúde. A grande maioria das doenças tratadas pelo clínico geral permanece relativa a alterações da pressão arterial, glicemia e outros sintomas de doenças crônicas.
“O hospital, dentro do contexto atual, é o último lugar para o cidadão estar. A recomendação é somente buscar uma unidade se saúde quando realmente a situação exigir. Também não é para deixar de vir ao HGE se houver necessidade, pois nossas portas continuam abertas e os serviços disponíveis para todos. Mas, quanto mais pessoas estiverem em casa, menor será o risco de transmissão do novo coronavírus para outras pessoas, o que nos ajuda na continuidade da assistência aos pacientes mais graves”, explicou o gerente do HGE, Paulo Teixeira.
Vale recordar que o HGE não é referência para o tratamento a pacientes infectados pela Covid-19 e, desse modo, não possui entre seus pacientes portadores da doença. É importante reforçar que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Ambulatórios 24 Horas, hospitais municipais e privados também estão aptos a acolher os cidadãos que apresentarem problemas respiratórios. Os casos mais sensíveis serão internados no Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), em Maceió, mas, sob encaminhamento médico.
Sexta-feira – Na última sexta-feira (20), o HGE registrou 291 atendimentos, sendo: 215 casos clínicos, 43 acidentes casuais, 21 acidentes de trânsito, cinco acidentes de trabalho, quatro agressões, dois queimados e uma tentativa de suicídio. Também foram dadas 253 altas médicas, efetuadas 52 internações, realizadas 19 cirurgias e também 19 transferências.
Veja também
Últimas notícias
Governo de Alagoas e Prefeitura de Penedo capacitam enfermeiras para aplicação de anticoncepcional mais seguro no Centro de Saúde da Mulher
Governo publica edital para estudos sobre sistema de balsas entre Japaratinga e Porto de Pedras
Diretor de ministério aciona embaixada para ver jogo do Real Madrid e viraliza
Personagem de Harry Potter vira mascote de celebração chinesa: entenda
Leonardo Dias critica número de leitos em UPAs e sobrecarga na rede estadual
PF registra 11 casos de transporte clandestino de 'mounjoaro' no aeroporto Zumbi dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
