Ficar em casa e lavar as mãos são as condutas ideais para evitar a Covid-19
Orientação é da infectologista do Hospital Geral do Estado, Angélica Novaes
Pelo ar ou pelo contato. É assim que o novo coronavírus pode ser transmitido de pessoa em pessoa. Ficar em casa, isolado, é a melhor solução para quem deseja preservar a saúde da família e de toda a comunidade. Ir aos supermercados, hospitais ou qualquer outro ambiente com grande fluxo de pessoas não é a melhor ideia, se não há necessidade. E na falta de álcool em gel, a infectologista do Hospital Geral do Estado (HGE), Angélica Novaes, garante ser seguro lavar frequentemente as mãos com água e sabão, ao invés de se submeter a filas e esbarrões acidentais na busca pelo produto.
“O risco é invisível. Não precisa você presenciar um espirro ou tosse para concluir que pode ser contaminado com a Covid-19. As gotículas de saliva expelidas por um doente nas falas são postas para o ambiente e se fixam em objetos, que pode ser um balcão, uma mesa, um carrinho de supermercado, uma cadeira, um corrimão, um produto, entre outros. E muitas vezes o doente pode nem saber que está infectado. É por isso que é importante não sairmos de casa, pois no decorrer dos dias, sem os deslocamentos, vamos percebendo quem passou a apresentar os sintomas e os vírus expelidos morrem naturalmente nos objetos”, justificou a médica.
A infecção acontece quando temos contato com o vírus e levamos até nossos olhos, nariz ou boca. Ele pode permanecer em superfícies lisas, como vidro ou plástico, por alguns dias. A partir do contágio, a Covid-19 pode se manifestar, em média, após sete dias, mas dados preliminares também sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas. Ou seja, é por tudo isso que esse vírus é tão contagioso e devem-se evitar ambientes com aglomeração de pessoas.
Ficando em casa, o Ministério da Saúde recomenda: o não compartilhamento de copos, talheres e objetos de uso pessoal; a preferência por ambientes arejados, diminuindo o uso de ventilação artificial; a desinfecção frequente de objetos e superfícies tocados com a utilização de álcool, desinfetante ou detergente; a limpeza das mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos (pode utilizar álcool em gel ou desinfetante para mãos à base de álcool), esfregando bem a palma, o dorso e as regiões entre os dedos; utilizar lenço de papel descartável para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar; e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
OMS
“O coronavírus é da família de vírus que pode resultar em infecções respiratórias que vão desde um resfriado até síndromes respiratórias mais severas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que 5% dos pacientes pode ter o agravamento do quadro, quando ligado a doenças crônicas, apresentando sérias dificuldades para respirar.
No início de março, a taxa de letalidade era de 3,5%, mas o Ministério da Saúde suspeita que pode ser ainda menor, já que pode ter existido subnotificação dos casos no exterior. Os públicos mais vulneráveis são idosos e pessoas com o sistema imunológico debilitado”, explicou a infectologista do HGE.
Apesar dos avanços nas pesquisas, ainda não há medicamento, substância, vitamina, alimento ou vacina que possa prevenir a infecção do SARCS-Cov-2. As máscaras devem ser reservadas ao doente ou a quem teve contato com algum infectado, para que não venha a contaminar outras pessoas, e profissionais da saúde que atuam em unidades que possam atender possíveis casos suspeitos. Após expirar a validade, a orientação é descartar a máscara em local adequado e, mais uma vez, lavar as mãos com água e sabão.
Veja também
Últimas notícias
Empresários de Arapiraca oferecem R$ 100 mil por informações sobre foragido suspeito de estupro
Operação cumpre mais de 20 mandados contra suspeitos de homicídio em Maceió e região
Forças do DF se reúnem para definir estratégia em caminhada de Nikolas
PCAL prende suspeito de homicídio ocorrido em São Sebastião
Prefeito Carlos anuncia Festival de Verão de Rio Largo com atrações nacionais e Camarote Acessível
Homem é vítima de roubo de celular no Centro de Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
