Animais de estimação não transmitem coronavírus para humanos, mas requerem cuidados
Espécies como cães e gatos podem contrair um tipo diferente de coronavírus, que não é transmitido para o ser humano e não está relacionado à Covid-19

Embora a pandemia do coronavírus atinja diretamente a saúde e o bem-estar das pessoas, o mesmo não se aplica ao caso de animais de estimação. Cães e gatos podem, de fato, contrair um coronavírus próprio de suas espécies, mas o agente infeccioso não está relacionado à Covid-19 e não é transmitido para o ser humano.
Não há evidência, até o momento, de que pets estejam adoecendo pelo novo coronavírus nem que sejam capazes de propagar a doença. "Eu estou percebendo um crescente abandono de animais por conta disso, e não há necessidade", esclarece a médica veterinária Cristiane Cambraia.
Os cuidados de higiene, porém, ainda são recomendados como medida de precaução, conforme indicam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e o Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Recomendações
As entidades orientam a evitar passear com os animais em locais de grande circulação de pessoas, como parques ou praças. O ideal é que só o tutor e seu bichinho participem do passeio.
É necessário lavar bem as mãos antes e depois de brincar com o animal, e higienizá-las também com água e sabão após manusear os alimentos e limpar a urina e as fezes do pet. Evite ainda beijar, receber lambidas ou compartilhar alimentos com os animais de estimação.
No caso de tutores que tenham testado positivo para o Covid-19, recomenda-se não entrar em contato direto com seus pets. Se o contato for necessário, é indicada a utilização de luvas e máscaras, e lavar as mãos antes e depois para proteger os animais.
Veja também
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
