Animais de estimação não transmitem coronavírus para humanos, mas requerem cuidados
Espécies como cães e gatos podem contrair um tipo diferente de coronavírus, que não é transmitido para o ser humano e não está relacionado à Covid-19
Embora a pandemia do coronavírus atinja diretamente a saúde e o bem-estar das pessoas, o mesmo não se aplica ao caso de animais de estimação. Cães e gatos podem, de fato, contrair um coronavírus próprio de suas espécies, mas o agente infeccioso não está relacionado à Covid-19 e não é transmitido para o ser humano.
Não há evidência, até o momento, de que pets estejam adoecendo pelo novo coronavírus nem que sejam capazes de propagar a doença. "Eu estou percebendo um crescente abandono de animais por conta disso, e não há necessidade", esclarece a médica veterinária Cristiane Cambraia.
Os cuidados de higiene, porém, ainda são recomendados como medida de precaução, conforme indicam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e o Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Recomendações
As entidades orientam a evitar passear com os animais em locais de grande circulação de pessoas, como parques ou praças. O ideal é que só o tutor e seu bichinho participem do passeio.
É necessário lavar bem as mãos antes e depois de brincar com o animal, e higienizá-las também com água e sabão após manusear os alimentos e limpar a urina e as fezes do pet. Evite ainda beijar, receber lambidas ou compartilhar alimentos com os animais de estimação.
No caso de tutores que tenham testado positivo para o Covid-19, recomenda-se não entrar em contato direto com seus pets. Se o contato for necessário, é indicada a utilização de luvas e máscaras, e lavar as mãos antes e depois para proteger os animais.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
