Seris distribui álcool 70% nas unidades prisionais de Alagoas
Produto fortalece prevenção ao coronavírus entre profissionais e reeducandos

Preocupada em reforçar as ações de prevenção ao coronavírus no âmbito do sistema prisional alagoano, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris/AL) distribuiu, nessa segunda-feira (23), 1 mil litros de álcool 70% entre as unidades do complexo penitenciário de Maceió e o Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano. Doado pela Usina Caeté, o material foi entregue aos responsáveis por cada unidade, já sendo utilizado pelos policiais penais, profissionais da saúde e demais servidores em meio à pandemia da Covid-19.
A policial penal Cinthya Moreno é gerente de Educação, Produção e Laborterapia da Seris. Ela explica como se deu o processo de distribuição. “Os chefes de cada unidade ficaram responsáveis por recolher garrafas pet para o armazenamento do álcool que nos foi doado. Já os reeducandos, devidamente munidos dos equipamentos de proteção individual (EPIs), higienizaram todo o material. Após este procedimento, iniciamos a distribuição junto aos mais diversos setores, como Corregedoria, Central de Alternativas Penais, entre outros”, explicou a gerente.
Para Moreno, a iniciativa vai contribuir sobremaneira para a higienização dos ambientes com grande fluxo de pessoas. “Além de reforçar a limpeza nas unidades, ainda conseguimos ceder parte do álcool doado ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), ao programa Ronda no Bairro e à Casa de Ranquines, instituição que acolhe idosos, moradores de rua e crianças em situação de vulnerabilidade social”, emendou a policial penal.
Já nesta terça-feira (24), foi a Casa de Ranquines a agraciada com 100 litros de álcool 70, 10 potes de margarina e 240 pães produzidos no complexo penitenciário. E o detalhe é que os alimentos serão entregues diariamente pela Seris, enquanto durar o decreto de emergência do governo estadual – que intensificou as medidas para contenção e enfrentamento ao coronavírus.
“Agradecemos à Seris por abraçar a nossa causa. Esta doação foi providencial, principalmente pelo fato de ainda não sabermos ao certo quanto tempo vai durar esta quarentena. Com ações continuadas como esta, iremos suprir duas necessidades: a de limpeza, já que recebemos o álcool apropriado para tal, e a de alimentação das pessoas que assistimos”, comentou o secretário-geral do Setor Juventude da Arquidiocese de Maceió, Cauê Mota, que recepcionou a equipe da Seris durante a entrega dos insumos.
PARCERIA
E a parceria com a empresa do setor sucroalcooleiro promete render mais bons frutos. Segundo o assessor jurídico da Usina Caeté, Paulo Ramalho, o objetivo é estender sua função social e, com isso, fortalecer o combate ao novo coronavírus. “Além de resguardar a saúde de nossos colaboradores, também doamos álcool 70 à Secretaria de Assistência Social de Maceió e a prefeituras, como a de São Miguel dos Campos, que o distribuiu para a Unidade de Pronto Atendimento, Santa Casa de Misericórdia e Lar de Idosos. Nossa diretoria também visa o bem comum ao doar um produto que fabricamos. Não poderia ser diferente neste momento de tamanha necessidade”, analisou Ramalho.
O secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel Marcos Sérgio de Freitas, por sua vez, agradeceu à direção da usina e assegurou que a gestão prisional segue adotando todas as medidas de prevenção ao coronavírus, como preconizam Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde (Sesau). “Agradeço também ao secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, que viabilizou esta parceria. E seguimos fazendo a nossa parte. Com esta doação, vamos reforçar a higienização de detectores de metais, mesas, cadeiras, entre outros objetos de uso contínuo. Este ato de solidariedade do ente privado para com o público é muito importante no sentido de preservar a saúde de todos”, afirmou o secretário.
Veja também
Últimas notícias

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores

Mãe de Roberta Dias afirma acreditar que jurados serão convencidos a condenar réus
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
