Pelo menos 172 municípios do País já têm casos confirmados de coronavírus
O estado com maior número de municípios atingidos é o Rio Grande do Sul, onde 30 cidades têm pessoas doentes

Pelo menos 172 municípios brasileiros já registram casos confirmados de coronavírus. A maior concentração é na região Sul do país, que tem 63 cidades com registros.
O estado com maior número de municípios atingidos é o Rio Grande do Sul, onde 30 cidades têm pessoas doentes. Em seguida vem Santa Catarina, com 21, e São Paulo, com 20.
Até a noite de segunda (23), o números oficiais indicavam que oito estados registravam infectados apenas em suas capitais: Alagoas, Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Piauí, Roraima e Tocantins. No Ceará, o número de casos confirmados já chega a 185.
O levantamento foi feito pela reportagem com base em dados da plataforma colaborativa Brasil.IO e números das secretarias estaduais de Saúde.
Por conta da defasagem na atualização de casos, é possível que os números estejam subestimados e haja mais cidades afetadas.
Embora a maioria das secretarias apresente boletim atualizado diariamente, nem sempre são informados o número de casos por município. O Ministério da Saúde também não tem priorizado esse tipo de detalhamento no seu balanço diário.
Há, ainda, dessincronização entre os dados dos municípios e os dos estados.
São Paulo, estado com maior quantidade de pessoas infectadas pelo coronavírus, divulgou pela última vez o quadro atualizado de registros por município na última sexta (20), quando contabilizava 396 pessoas doentes em 20 cidades (90% dos diagnósticos aconteceram na capital).
Nesta terça (24), já eram 810 infectados no estado, com 40 mortes. Em todo o país, já são mais de 2.000 pessoas doentes e 46 mortos.
Além disso, contribui para a subnotificação o fato de que boa parte dos casos de coronavírus não chegam a ser detectados, seja porque um grande número de pessoas não apresenta sintomas ou seja devido à política de testes adotada pelo Ministério da Saúde, que prioriza os casos em que há complicações de saúde.
O governo tem sofrido pressão para ampliação da testagem de possíveis casos da Covid-19. O número atual de testes já distribuídos a laboratórios dos estados é de 30 mil, montante considerado insuficiente.
Em entrevista à imprensa na tarde desta terça-feira, o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo dos Reis, estimou que apenas 14% das ocorrências sejam diagnosticadas –86% dos doentes, portanto, não devem entrar para as estatísticas oficiais.
Chama a atenção a velocidade com que o vírus se espalhou pelo país. O primeiro caso foi confirmado na capital paulista, em 26 de fevereiro. Dez dias depois, já havia registros em 30 cidades de 14 estados.
A primeira confirmação na região Norte veio no dia 13, quando Manaus teve o primeiro diagnóstico.
No sábado, a Covid-19 chegou a todo o país. Naquele dia, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, afirmou em seu perfil nas redes sociais que duas pessoas haviam tido resultado positivo para o teste de coronavírus.
Na última sexta-feira (20), o Ministério da Saúde declarou que há transmissão comunitária ou sustentada em todo o país. Isso significa que há contaminação entre pessoas que não viajaram e que não têm vínculo com algum dos casos confirmados registrados anteriormente.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
