Licença para criar passeriformes é concedida pelo IMA de forma digital
Permissão por SISPASS para cativeiro dos pássaros cantores é específica para pessoa física e sem fins comerciais
Os passeriformes são aves canoras, cantoras. É comum a criação amadora desses pássaros no Brasil, mas é necessário respeitar a legislação federal e estadual. O licenciamento específico para pessoas físicas pode ser feito totalmente online, através dos sistemas do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Esta licença do Sistema Gestão de criadores de Passeriformes Silvestres Criador amador de Passeriformes (SISPASS) é concedida apenas para pessoa física, maior de 18 anos, e sem finalidade comercial. Por lei, a autorização só é válida para aves nativas do Brasil.
De acordo com Gabriela Mota, bióloga e consultora ambiental do IMA, o licenciamento é uma forma importante de combater a captura ilegal destes pássaros. “Com o cadastro no SISPASS, podemos monitorar a população cativa de canário da terra, trinca ferro, curió e canário da terra, espécies que são alvos mais frequente de captura ilegal”, explica.
O primeiro passo é fazer a inscrição no Cadastro Técnico Federal (CTF/APP) no site do Ibama. Inicia-se acessando o site https://servicos.ibama.gov.br/ctf/cadastroInicialPessoaFisica.php para preencher as informações pessoais no formulário de inscrição. Importante: o site só pode ser aberto corretamente no navegador Mozilla Firefox.
Dentro do site previamente citado, no item “categoria”, escolher a opção “21 – Atividades sujeitas a controle e fiscalização ambiental não relacionadas no Anexo VIII da Lei nº 6.938/1981”. No item “descrição”, escolher a opção “60 – Criação de passeriformes silvestres nativos”.
O segundo passo é homologar o cadastro junto ao IMA. Este procedimento acontece via Portal Ambiental (https://licenciamento.ima.al.gov.br/), o sistema online de licenciamento ambiental do IMA.
É necessário apresentar os seguintes documentos: requerimento padrão IMA específico para o SISPASS; documento de identidade com foto e CPF (original ou cópia autenticada); comprovante de residência emitido nos últimos 60 dias em nome do interessado (original ou cópia autenticada); e comprovante de inscrição no Cadastro Técnico Federal (CTF/APP) do Ibama.
Caso o comprovante de residência esteja em nome de outra pessoa, deverá ser apresentada uma declaração de residência, conforme modelo do IMA, com firma reconhecida em cartório pelo declarante e pelo requerente do cadastro no SISPASS. No caso de imóvel alugado, apresentar contrato de locação.
Por fim, o interessado deve solicitar a emissão da primeira licença e do boleto no SISPASS. Esse último passo se dá após a homologação e desbloqueio do cadastro. O procedimento acontece no site https://servicos.ibama.gov.br/ctf/sistema.php. É feito o login com CPF e senha para emitir a licença e, logo após, o boleto para pagamento no valor de R$ 102,41 (taxa atualizada para 2020). A licença é liberada automaticamente em até 5 dias após o reconhecimento do pagamento.
Para mais informações sobre o processo de emissão de licença para criador amador de passeriformes, clique aqui.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
