Coronavírus: Saiba quais são os cuidados que pacientes oncológicos devem ter
Eles devem continuar o tratamento para manter a doença em controle
Surgindo em dezembro de 2019 em Wuhan, na China, a Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, foi identificada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com a expansão recente da doença no Brasil e em Alagoas, pacientes oncológicos necessitam de ainda mais cuidados para se proteger da doença. De acordo com o Cirurgião-Oncológico do Hospital Cliom, Diego Nunes, os pacientes que fazem tratamento contra o câncer estão inseridos no grupo de risco.
"Qualquer paciente com doença crônica, grave e/ou que debilite o sistema imunológico deve ser considerado como paciente de grupo de risco, uma vez que a sobreposição do Coronavírus com a doença crônica pode gerar um quadro mais grave que o comum", explica o especialista.
Os pacientes oncológicos devem continuar o tratamento para manter a doença em controle, segundo Diego Nunes. No entanto, é necessário que o cuidado seja redobrado para evitar a contaminação. "A principal medida é evitar aglomerações, locais públicos e de grande circulação de pessoas. É importante também evitar abraços, beijos, apertos de mão e contatos físicos com qualquer pessoa. Conversas apenas com 1 ou 2 metros de distância da outra pessoa e, claro, higienizar sempre as mãos e usar máscara se estiver em ambiente fechado", pontua.
Já quem apresentar sintomas do Coronarvírus, deve se manter isolado em casa e procurar uma unidade de saúde apenas se apresentar sintomas de gravidade. Febre, tosse e dificuldade de respirar fazem parte dos sintomas, podendo surgir em alguns pacientes dores, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Os sintomas, geralmente, são leves e evoluem gradualmente.
Ainda de acordo com o especialista do Cliom, os pacientes oncológicos com suspeita da doença não podem fazer uso de anti-inflamatórios e corticoides, em especial o AAS e Ibuprofeno.
Últimas notícias
PF prossegue ações de segurança aeroportuária em Belém
Lira reage à violência e cobra leis mais duras: “Fuzil não é rotina”
Brasil é citado em ordem executiva de Trump que reduz tarifas
“Lula não se curvou”, diz presidente do PT após Trump reduzir tarifas
Deputada Estadual Gabi Gonçalves realizará a entrega do Comenda de Mérito Vera Arruda a oito mulheres empreendedoras
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
