Isolamento social é o remédio mais eficaz para conter coronavírus, alerta médico
O cenário dessa pandemia é tão delicado
É praticamente unânime entre os médicos das mais diversas áreas: por mais que as pessoas insistam na retomada da “vida normal”, para transitar com desenvoltura como se nada grave estivesse acontecendo mundo afora, o momento exige isolamento social que só uma emergência sanitária global impõe. Ficar em casa ainda é a melhor estratégia para frear um avanço mais célere de infectados pelo coronavírus.
O cenário dessa pandemia é tão delicado que até mesmo economistas de instituições mais liberais, como a faculdade de negócios da Universidade de Chicago, defendem que é preciso um ‘esforço de guerra’ para manter as pessoas em casa.
“Com o confinamento, você tem algumas repercussões negativas na economia. Não nego isso. Mas o problema fundamental é: se não tomarmos nenhuma precaução para conter a epidemia, quantas pessoas vão morrer porque temos capacidade limitada nos hospitais? Esse é o maior problema que temos de enfrentar agora”, alerta o economista italiano Luigi Zingales, em entrevista a BBC News Brasil.
Nos casos em que o funcionamento de parte da atividade econômica é permitido, como bares e restaurantes na modalidade “pegue e leve”, sem que haja consumo no local de compra, a orientação dos profissionais de saúde é que tudo seja feito com o mais cuidado.
“É algo complicado porque o funcionamento desses estabelecimentos exige que serviços de transporte funcionem, facilita que as aglomerações aconteçam e aumenta a circulação de pessoas. Portanto, o ideal seria só funcionar as indústrias e serviços essenciais ao combate desta epidemia”, destaca o clínico geral Adelson Silvestre Júnior.
“Mas, uma vez funcionando, acho fundamental um treinamento para esses funcionários se protegerem do contágio, com medidas de higiene e disponibilização de equipamentos de segurança, álcool em gel, pias e sabão para a lavagem frequente das mãos. Além disso, é necessário um distanciamento entre os funcionários, de um a dois metros”, orienta.
Outra medida que o médico coloca para os empresários é a disponibilidade aos funcionários de farda para uso restrito ao local de trabalho. O objetivo é fazer com que os empregados usem uma roupa livre de contaminação durante a jornada de trabalho, e quando forem voltar para casa troquem as suas roupas novamente. “Ao chegar em casa devem botar a roupa imediatamente para lavar e tomar banho, para não contaminar seus familiares. Todas essas orientações devem ser passadas a eles [os funcionários]”, destaca Adelson Júnior.
Restrições
O novo decreto (n° 69.577), publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último domingo (29), entrou em vigor a partir da zero hora desta segunda-feira (30) e mantém o isolamento social como medida mais eficaz para o controle do avanço da doença neste momento.
Conforme o novo decreto, fica suspenso, em território estadual, até a zero hora da terça-feira (7 de abril), podendo ser prorrogado ao final desse período, o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres; de museus, cinemas e outros equipamentos culturais, públicos e privados; de templos, igrejas e demais instituições religiosas, sendo autorizado apenas o funcionamento interno.
Permanece suspenso, também, o funcionamento de academias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similares; de lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada; de shoppings centers, galerias, centros comerciais e estabelecimentos congêneres, salvo quanto a supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde no interior desses locais. Eventos e exposições continuam proibidos.
No mesmo prazo também fica interrompida qualquer atividade de comércio nas praias, lagoas, rios e piscinas públicas ou em outros locais de uso coletivo e que permitam a aglomeração de pessoas; operação do serviço de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, regular e complementar; bem como os serviços de receptivos e operação do serviço de trens urbanos.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
