Rodrigo Cunha vê como “ajuste necessário” inclusão de novas categorias no recebimento da Renda Básica
Uma das emendas do senador foi pela retirada da comprovação de renda desses trabalhadores para terem direito a receber o benefício
O Senado aprovou ontem a ampliação do pagamento da Renda Básica de Cidadania Emergencial para auxiliar os trabalhadores informais durante a pandemia do coronavírus. A matéria contou com o voto do senador Rodrigo Cunha, que contribuiu com emendas para melhorar o texto e aumentar o alcance do benefício.
Ao todo, mais de 40 novas categorias de trabalhadores serão contempladas, inclusive as marisqueiras, catadores de caranguejo, taxistas, mototaxistas, motoristas de aplicativo, caminhoneiros, ambulantes, diaristas, garçons, agentes de turismo entre vários outros. Esses trabalhadores não haviam sido contemplados na primeira medida. A renda é de R$ 600 por mês, podendo chegar a R$ 1.200 no caso de mães ou pais que são chefes de família.
Uma das emendas do senador foi pela retirada da comprovação de renda desses trabalhadores para terem direito a receber o benefício. Segundo o senador, essa exigência poderia retirar profissionais que tiveram uma boa renda no passado, mas que agora, diante da brusca desaceleração econômica causada pela pandemia, encontram-se diante de graves dificuldades financeiras. Para facilitar o recebimento desses pagamentos, lotéricas e Correios estão autorizados a realizá-los.
“Nosso olhar neste momento tem que ser para que as desigualdades não sejam ainda mais intensificadas. Era necessário fazer a inclusão de novas categorias. Esse auxílio será fundamental para as famílias que hoje já se encontram em dificuldade financeira ”, avaliou Rodrigo Cunha.
O projeto foi aprovado na noite de quarta-feira pelo Senado e segue agora para a Câmara. Depois de aprovado pelos deputados, tem que ser sancionado pelo presidente da República.
Veja também
Últimas notícias
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Homem é preso por receptação e adulteração de sinal identificador em União dos Palmares
Anvisa determina recolhimento de lote de chocolate branco da Lacta; entenda
Banda da Polícia Militar de Alagoas anuncia estreia do projeto “Caravana Musical” em Maragogi
Criminosos usando fardas de gari executam homem dentro de depósito em Maceió
Governo de AL concede desconto na renovação de outorga dos transportes complementares
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
