Rodrigo Cunha vê como “ajuste necessário” inclusão de novas categorias no recebimento da Renda Básica
Uma das emendas do senador foi pela retirada da comprovação de renda desses trabalhadores para terem direito a receber o benefício
O Senado aprovou ontem a ampliação do pagamento da Renda Básica de Cidadania Emergencial para auxiliar os trabalhadores informais durante a pandemia do coronavírus. A matéria contou com o voto do senador Rodrigo Cunha, que contribuiu com emendas para melhorar o texto e aumentar o alcance do benefício.
Ao todo, mais de 40 novas categorias de trabalhadores serão contempladas, inclusive as marisqueiras, catadores de caranguejo, taxistas, mototaxistas, motoristas de aplicativo, caminhoneiros, ambulantes, diaristas, garçons, agentes de turismo entre vários outros. Esses trabalhadores não haviam sido contemplados na primeira medida. A renda é de R$ 600 por mês, podendo chegar a R$ 1.200 no caso de mães ou pais que são chefes de família.
Uma das emendas do senador foi pela retirada da comprovação de renda desses trabalhadores para terem direito a receber o benefício. Segundo o senador, essa exigência poderia retirar profissionais que tiveram uma boa renda no passado, mas que agora, diante da brusca desaceleração econômica causada pela pandemia, encontram-se diante de graves dificuldades financeiras. Para facilitar o recebimento desses pagamentos, lotéricas e Correios estão autorizados a realizá-los.
“Nosso olhar neste momento tem que ser para que as desigualdades não sejam ainda mais intensificadas. Era necessário fazer a inclusão de novas categorias. Esse auxílio será fundamental para as famílias que hoje já se encontram em dificuldade financeira ”, avaliou Rodrigo Cunha.
O projeto foi aprovado na noite de quarta-feira pelo Senado e segue agora para a Câmara. Depois de aprovado pelos deputados, tem que ser sancionado pelo presidente da República.
Veja também
Últimas notícias
Bradesco apresenta instabilidade no aplicativo e gera reclamações nas redes
Colisão entre viatura da PM e moto deixa homem ferido em Cruz das Almas
Deputada Gabi Gonçalves promove hoje mais uma edição da Expo: Vida e Arte
Mais de 60% dos alagoanos aprovam gestão de Paulo Dantas à frente do governo de AL
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
