Em Maceió, saúde finaliza compra de máscaras e álcool em gel
Material deve ser entregue pelos fornecedores em até 15 dias; unidades continuarão sendo abastecidas
Para ofertar mais segurança aos servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Maceió no combate ao novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde finalizou o processo de compra emergencial de 100 mil máscaras e 10 mil frascos de álcool em gel, que serão direcionados às unidades de saúde.
O processo foi possibilitado pela Lei Federal 13.979/2020, que permite a compra de materiais utilizados no enfrentamento à covid-19 sem licitação. Os produtos devem ser entregues em até 15 dias pelos fornecedores à SMS.
“Nós estamos empregando todos os esforços possíveis para a compra dos materiais necessários. Apesar de existir uma dificuldade a nível mundial na aquisição desses EPIs, conseguimos finalizar o processo de compra emergencial que deve abastecer por meses nossas unidades, garantindo a segurança da população e dos nossos servidores”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.
A diretora de Gestão Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Dayse Amâncio, explica que foi preconizada a transparência na realização do processo. “A Secretaria instituiu uma Comissão de Acompanhamento e Instrução Processual para as compras dos insumos necessários para o enfrentamento da covid-19. As áreas encaminharam os quantitativos necessários, foram abertos os processos e a comissão elaborou em conjunto o termo de referência”, detalhou.
“Em seguida, a Comissão analisou o processo e publicou que estava recebendo as propostas dos fornecedores no Diário Oficial do Município e no site da Arser (Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados). As empresas encaminharam as propostas, que foram analisadas e definidos os fornecedores”, acrescentou Dayse, explicando que, na próxima segunda-feira (6), será publicado no DOM os fornecedores que ganharam o processo.
Distribuição de máscaras
Além da aquisição do material pela SMS, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entregou 15 mil máscaras que serão distribuídas às unidades da Capital a partir de segunda, como explica a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Nara Albuquerque. “As máscaras que a gente tinha em estoque foram suficientes para suprir as nossas necessidades, de forma que nenhuma unidade ficou sem esses materiais. Agora aguardamos o prazo legal de entrega do fornecedor para termos mais em nossos estoques, além das entregues pela Sesau”, detalhou.
Veja também
Últimas notícias
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
