Vereadores discutem Covid-19 e apresentam sugestões para o enfrentamento da crise
Vereadores discutem Covid-19 e apresentam sugestões para o enfrentamento da crise

A primeira sessão ordinária virtual da Câmara Municipal de Maceió, nesta terça-feira (7), foi marcada pela ampla discussão e apresentação de propostas que visam o combate da pandemia da covid-19 e a crise sanitária e econômica que a doença tem causado não só em Alagoas, mas em todo o mundo. Por conta da recomendação de isolamento social feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e decreto do governo do Estado na mesma linha, as sessões da Casa de Mário Guimarães seguem de forma online até o dia 20 deste mês, como prevê Ato da Mesa Diretora, que estabeleceu ainda a prorrogação do sistema de teletrabalho.
Além do problema, a sessão também marcou o retorno às atividades na Câmara do vereador Eduardo Canuto (Podemos). O parlamentar retorna após um ano licenciado para atuar como secretário de Governo do prefeito Rui Palmeira (sem partido).
O presidente da Casa comandou a sessão inédita. Kelmannn Vieira (Podemos) falou sobrea respeito do novo momento vivido pelo Legislativo com as sessões, temporariamente, virtuais. Ele revelou que todas elas serão dedicadas às discussões sobre a crise provocada pelo coronavírus.
“É tudo novo para nós aqui na Câmara e, por isso, peço a compreensão de todos os vereadores e da sociedade que nos acompanha nas sessões online porque ocorrem problemas que, acredito, vão sendo resolvidos pela equipe técnica no decorrer do processo. Fato é que também quero agradecer a todos os parlamentares que entenderam a necessidade de, mesmo em quarentena por conta da covid-19, contribuíram de forma significativa para o debate. Quero deixar registrado que a ordem do dia das sessões serão voltadas exclusivamente para discutir soluções para o problema, deixando outros assuntos para um segundo momento”, declarou.
SUGESTÕES - Ainda sobre o assunto, a vereadora Ana Hora (MDB) sugeriu que a Casa crie uma Frente Parlamentar Ampla que se dedique a buscar saídas para a crise que passam diversos setores da sociedade.
“É de minha intenção, senhor presidente, que o Legislativo se una em uma frente ampla para que possamos, com o Executivo, criar mecanismos que possam contribuir com o enfrentamento da crise, que já está aí, mas que vai permanecer mesmo depois do fim da pandemia”, afirmou a vereadora.
Já Chico Filho (MDB), falou sobre a possibilidade de o estado isentar empresas do Simples Nacional e demais segmentos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
“É um assunto que já está no Confaz, o governo do Estado estuda o assunto, seguindo o exemplo da Prefeitura de Maceió, que já promoveu a isenção de IPTU, por exemplo”, afirmou o parlamentar.
Quem também se manifestou sobre o assunto foi o vereador Siderlane Mendonça (PSB).
“Eu espero e defendo que o governo do Estado possa passar a flexibilizar o decreto de isolamento social para que o comércio, dentro de regras como manutenção de distância de dois metros de mesas em lanchonetes, por exemplo, possa retomar suas atividades de forma paulatina e segura, já que, apesar dos casos, Alagoas e Maceió não aparentam ser grande centro da doença”, avaliou o parlamentar.
Nova sessão ordinária virtual acontece nesta quarta-feira (8), a partir das 15 hr, com retransmissão pela Tv Câmara e redes sociais da Casa.
Veja também
Últimas notícias

Homem é executado a tiros enquanto trafegava de moto em Canapi

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
