Governo Federal amplia formas de doação por cidadãos e empresas em meio à pandemia
Antes a administração pública não tinha respaldo legal para aceitar ofertas que gerassem qualquer tipo de ônus

O governo federal ampliou as possibilidades para que cidadãos e empresas possam fazer doações à União. Em tempos de combate ao novo coronavírus (Covid-19), a administração pública não tinha respaldo legal para aceitar ofertas que gerassem qualquer tipo de ônus - uma doação de álcool em gel que demanda do governo o fornecimento de embalagem, por exemplo. Agora, isso será possível.
A União também poderá aceitar materiais cujos doadores queiram destinar a um lugar específico. Os doadores também poderão fazer propaganda de suas ações, o que antes era vedado.
Segundo o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, o governo assistiu a uma explosão no número de interessados em fazer doações ao governo para o combate da pandemia da Covid-19, mas só podia aceitar ofertas que não gerassem qualquer tipo de ônus. Isso vinha travando boa parte das doações.
Heckert conta que há um caso real de uma usina interessada em produzir e doar álcool em gel, mas não tem condições de prover as embalagens. Antes do decreto, o governo não teria como aceitar a doação. Agora, a União pode comprar as embalagens (a partir de algum remanejamento de recursos dentro do próprio Orçamento) ou encontrar algum outro doador que forneça esse material.
"Estamos ampliando as possibilidades. Tem aparecido todo tipo de oferta, com encargo ou sem encargo", disse o secretário. "Todo dia temos recebido várias ofertas por vários canais."
O secretário afirma que, a partir do novo decreto, será possível doar um veículo para a frota policial com a condição de aquela unidade ficar em determinada região, ou fornecer máscaras destinadas a determinado hospital ou unidade de saúde. Antes, os doadores não conseguiam garantir tal direcionamento.
As doações são realizadas por meio da plataforma oficial do governo federal, o Reuse. Até o momento já foi registrado na plataforma o equivalente a R$ 50 milhões em doações. Destes, cerca de R$ 12 milhões foram destinados para o combate à Covid-19.
Veja também
Últimas notícias
Alagoas mantém nove cadeiras na Câmara dos Deputados após decisão do Senado

Câmara de Maceió só irá se posicionar sobre convocação de Bebeto após decisão da Justiça

Wesley Safadão chama JHC de ‘futuro governador’ durante show em Maceió

Homem é preso em Maceió por espancar e tentar matar ex após recusa de relação sexual

Caixa disponibiliza Saque Calamidade para moradores de Passo de Camaragibe

Moradores reclamam de bloqueio de vagas de estacionamento no Jaraguá durante São João
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
