Quarentena: docentes da Educação Infantil atuam via redes sociais
Eles encaminham aos pais atividades educativas e recreativas para serem desenvolvidas com as crianças
Com intuito de promover a saúde emocional dos alunos da educação infantil e a interação entre pais e filhos durante a quarentena, a Coordenadoria de Educação Infantil da Secretária Municipal de Educação (Semed) está usando as redes sociais para interagir e encaminhar atividades educativas e recreativas aos pais de alunos e responsáveis. A ação é desenvolvida desde o dia 26 de março e leva aos pais orientação sobre a construção de brinquedos com materiais recicláveis, brincadeiras para fazer dentro de casa com as crianças, recomendação de sites com conteúdos audiovisuais e audiolivros infantis, além de informações sobre como se prevenir contra o coronavírus.
Segundo Angelina Araújo, Coordenadora da Educação Infantil, essa é uma forma de estimular a família a participar do cotidiano de aprendizado dos filhos durante o período de isolamento social. “Por meio dos nossos técnicos, estamos orientando os gestores e coordenadores a manter um vínculo afetivo com as crianças da educação infantil, no sentindo de manter atividades lúdicas e brincantes no universo familiar deles. E assim continuamos com esse vínculo entre escola, família, criança e comunidade”, afirmou a coordenadora.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), interações e brincadeiras são eixos estruturantes das atividades pedagógicas da educação e a iniciativa da Semed se apoia nesse documento. As atividades sugeridas aos pais e responsáveis por meio das redes sociais objetivam ajudar no desenvolvimento afetivo, psicológico e social das crianças, mas não substituem as atividades pedagógicas que continuam suspensas.
No entanto, muitos professores têm se dedicado a colocar a ideia em prática, como é o caso de Isis Correia, do Cmei Leda Collor de Mello. A docente gravou vários vídeos ensinando brincadeiras para fazer em casa. “Essa foi uma maneira de não nos distanciar dos laços afetivos que foram construídos ao longo das aulas até o dia que fomos obrigados a entrar em quarentena”, disse.
Veja também
Últimas notícias
De cavadinha, Mota bate último pênalti, garante acesso do ASA e enlouquece torcida
Alex Bruno marcou. O ASA acreditou. E Arapiraca voltou para a Série C!
Com fala gravada de Bolsonaro, Flávio inicia corrida à Presidência
Carro capota e motorista fica ferido ao voltar de Festival em Água Branca
Daniel Barbosa reforça presença política em Maceió com adesivaço no Benedito Bentes
Acidente entre carro e ambulância é registrado em Viçosa
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
