Quarentena: docentes da Educação Infantil atuam via redes sociais
Eles encaminham aos pais atividades educativas e recreativas para serem desenvolvidas com as crianças
Com intuito de promover a saúde emocional dos alunos da educação infantil e a interação entre pais e filhos durante a quarentena, a Coordenadoria de Educação Infantil da Secretária Municipal de Educação (Semed) está usando as redes sociais para interagir e encaminhar atividades educativas e recreativas aos pais de alunos e responsáveis. A ação é desenvolvida desde o dia 26 de março e leva aos pais orientação sobre a construção de brinquedos com materiais recicláveis, brincadeiras para fazer dentro de casa com as crianças, recomendação de sites com conteúdos audiovisuais e audiolivros infantis, além de informações sobre como se prevenir contra o coronavírus.
Segundo Angelina Araújo, Coordenadora da Educação Infantil, essa é uma forma de estimular a família a participar do cotidiano de aprendizado dos filhos durante o período de isolamento social. “Por meio dos nossos técnicos, estamos orientando os gestores e coordenadores a manter um vínculo afetivo com as crianças da educação infantil, no sentindo de manter atividades lúdicas e brincantes no universo familiar deles. E assim continuamos com esse vínculo entre escola, família, criança e comunidade”, afirmou a coordenadora.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), interações e brincadeiras são eixos estruturantes das atividades pedagógicas da educação e a iniciativa da Semed se apoia nesse documento. As atividades sugeridas aos pais e responsáveis por meio das redes sociais objetivam ajudar no desenvolvimento afetivo, psicológico e social das crianças, mas não substituem as atividades pedagógicas que continuam suspensas.
No entanto, muitos professores têm se dedicado a colocar a ideia em prática, como é o caso de Isis Correia, do Cmei Leda Collor de Mello. A docente gravou vários vídeos ensinando brincadeiras para fazer em casa. “Essa foi uma maneira de não nos distanciar dos laços afetivos que foram construídos ao longo das aulas até o dia que fomos obrigados a entrar em quarentena”, disse.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
