PRFs de Alagoas doam sangue para abastecer os hemocentros do estado
Durante a campanha, o doador desafia um colega a fazer o mesmo
Doar sangue é um gesto de solidariedade que salva vidas. Em meio à crise de saúde que estamos vivendo e devido ao isolamento social imposto para o combate ao Covid-19, o número de doações de sangue nos hemocentros de todo o país caiu drasticamente. Atenta a esse cenário, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou a campanha “Desafio Sangue Solidário” na última segunda-feira (06), que estimula um policial a fazer sua doação e desafiar um amigo a fazer o mesmo.
Aqui em Alagoas, fomos desafiados pela regional de Rondônia na última terça-feira (07) a fazer parte dessa ação. Durante a semana, diversos servidores da PRF/AL doaram sangue e desafiaram seus conhecidos a participar. O jogador do time de futebol inglês Liverpool, Roberto Firmino, foi desafiado por um dos nossos PRFs alagoanos e abraçou a causa, repassando o desafio.
Além de contribuir para deixar os estoques dos Hemocentros abastecidos, a campanha também busca sensibilizar a sociedade para que as pessoas ingressem nesta corrente humanitária que salva vidas. Faça parte você também! Se não fizer parte do grupo de risco, doe sangue e registre o momento em vídeo ou foto, nos marcando em seu post. Queremos repostar sua ação!
Use a hastag #DesafioSangueSolidário e marque os instagrans @prfal.oficial e @prfoficial
Como e onde doar:
É importante ressaltar que mesmo diante do cenário de isolamento social é possível realizar a doação de sangue com segurança, adotando-se todas as medidas de prevenção à contaminação, inclusive com possibilidade de doação com horário marcado, para evitar aglomerações.
No Brasil funcionam cerca de 32 hemocentros, além de aproximadamente 500 serviços de hemoterapia – onde também são feitas coletas e uso do sangue. Segundo o Ministério da Saúde, estes serviços estão preparados para receber doadores com segurança e condições de higiene preventiva, uso de antissépticos e acolhimento que minimizam a exposição e aglomeração. Cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies também tem sido intensificados pelos hemocentros.
Confira alguns dos requisitos para poder ser doador de sangue:
• Estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos.
• Pesar no mínimo 50kg.
• Não estar em jejum.
• Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
• Não ter feito cirurgia de grande porte há menos de seis meses e de pequeno porte há menos de três meses.
• Não estar grávida, amamentando ou dado à luz nos últimos 6 meses.
• Não ter ingerido álcool nas 12 horas antes da doação.
Para mais informações, entre em contato com o hemocentro mais próximo:
• Hemoal Maceió, localizado na Rua Dr. Jorge de Lima, 58 – Trapiche da Barra. Telefone para contato: (82) 3315-2109
• Hemoal Arapiraca, localizado na Rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, 49 – Centro. Telefone para contato: (82) 3521-4934.