Saúde

Sesau regulará uso de Cloroquina para o combate ao Coronavírus em Alagoas

Governador Renan Filho fez o anúncio em uma rede social

Por 7segundos 14/04/2020 21h09
Sesau regulará uso de Cloroquina para o combate ao Coronavírus em Alagoas
Sesau regulará uso de Cloroquina para o combate ao Coronavírus em Alagoas - Foto: Reprodução/Twitter

Na noite desta terça-feira (14), o Governador Renan Filho anunciou por meio de sua conta oficial no Twitter, que a Sesau irá regular o uso de Cloroquina para o combate ao Coronavírus em Alagoas.

"Amanhã publicaremos portaria nº 3264/Sesau que regulamentará o uso de Cloroquina em Alagoas para o tratamento de pacientes com Covid-19. A prescrição será decidida pelos médicos e o Estado ofertará o medicamento. Na batalha utilizamos armas disponíveis e nosso inimigo é o vírus.", diz o texto da postagem. 

Sobre a substância

A cloroquina, ou hidroxicloroquina é um dos fármacos já aprovados e utilizados para outras doenças que são vistos como alternativas imediatas na luta contra o coronavírus porque já passaram as inúmeras etapas de avaliação necessárias para lançar um remédio no mercado, como testes em animais, por exemplo.

Mas não há evidências conclusivas sobre a eficácia destas drogas contra o vírus, nem sobre a segurança de seu uso em pacientes da nova doença. Por isso, é um dos objetos de vários estudos em andamento.

Grande parte desses estudos clínicos é feita diretamente com pacientes infectados. Alguns são realizados in vitro.

O combate contra o novo coronavírus inclui ainda testes com plasma sanguíneo, células do cordão umbilical e até mesmo sangue de vermes marinhos.