Conselho não aprova o uso da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19
Entidade defende a tese de que mais estudos precisam ser realizados
A hidroxicloroquina está no alvo das principais discussões sobre tratamento do novo coronavírus, mas como andam as investigações sobre a eficácia da substância. Nesta semana, Jair Bolsonado (sem partido) mais uma vez defendeu o uso, indo contra as recomendações de diversos órgãos ligados à saúde.
Conversamos com Daniel Fortes, secretário geral do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, que falou sobre o posicionamento da entidade e sobre as últimas discussões entorno do tema.
“Muitos estudos estão sendo realizados com a hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19 No Brasil e no mundo. Os resultados ainda são incipientes e inconclusivos. Com os dados disponíveis não é possível afirmar ainda que seja realmente eficiente para o combate ao vírus”, revelou.
A entidade se posicionou contra a propaganda que está sendo realizada sobre o medicamento e seu uso, alertando sobre os efeitos colaterais.
“Nós condenamos enfaticamente o uso domiciliar ou automedicação com hidroxicloroquina. Além da já citada falta de evidência científica sobre sua eficácia no tratamento da Covid-19, o medicamento possui uma riscos de efeitos colaterais, como arritmia cardíaca, distúrbios visuais, podendo inclusive provocar cegueira, anorexia, hipoglocemia, psicose e comportamento suicida”.
Daniel lembrou que O Ministério da Saúde já aprovou protocolo clínico para uso da hidroxicloroquina em ambiente hospitalar, dando autonomia aos médicos de prescreverem isoladamente ou em associação c outros medicamentos, desde que respeitados os critérios de segurança para o paciente.
A hidroxicloroquina é um medicamento utilizado para tratamento de Malária, mas também empregado no tratamento de doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso e artrite reumatóide.
Veja também
Últimas notícias
Presidente Chico Filho determina recadastro geral de servidores efetivos e comissionados na Câmara Municipal
Lula visitará Recife, Salvador e Rio de Janeiro no Carnaval
Furto volta a afetar abastecimento de água em Riacho Doce, em Maceió
Caminhão que transportava combustível tomba na AL-220, em Jaramataia
Polícia Civil prende advogado investigado por tentativa de homicídio em Maravilha
Polícia Militar apreende sete armas, armadilhas e aves silvestres em Matriz do Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
