Conselho não aprova o uso da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19
Entidade defende a tese de que mais estudos precisam ser realizados
A hidroxicloroquina está no alvo das principais discussões sobre tratamento do novo coronavírus, mas como andam as investigações sobre a eficácia da substância. Nesta semana, Jair Bolsonado (sem partido) mais uma vez defendeu o uso, indo contra as recomendações de diversos órgãos ligados à saúde.
Conversamos com Daniel Fortes, secretário geral do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, que falou sobre o posicionamento da entidade e sobre as últimas discussões entorno do tema.
“Muitos estudos estão sendo realizados com a hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19 No Brasil e no mundo. Os resultados ainda são incipientes e inconclusivos. Com os dados disponíveis não é possível afirmar ainda que seja realmente eficiente para o combate ao vírus”, revelou.
A entidade se posicionou contra a propaganda que está sendo realizada sobre o medicamento e seu uso, alertando sobre os efeitos colaterais.
“Nós condenamos enfaticamente o uso domiciliar ou automedicação com hidroxicloroquina. Além da já citada falta de evidência científica sobre sua eficácia no tratamento da Covid-19, o medicamento possui uma riscos de efeitos colaterais, como arritmia cardíaca, distúrbios visuais, podendo inclusive provocar cegueira, anorexia, hipoglocemia, psicose e comportamento suicida”.
Daniel lembrou que O Ministério da Saúde já aprovou protocolo clínico para uso da hidroxicloroquina em ambiente hospitalar, dando autonomia aos médicos de prescreverem isoladamente ou em associação c outros medicamentos, desde que respeitados os critérios de segurança para o paciente.
A hidroxicloroquina é um medicamento utilizado para tratamento de Malária, mas também empregado no tratamento de doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso e artrite reumatóide.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
