Coronavírus: Ministério da Saúde envia remessa de cloroquina para AL
Estado já tem em seu estoque caixas do medicamento alvo de polêmica

O Estado de Alagoas tem em seu estoque o medicamento que está no centro das discussões do tratamento contra o novo coronavírus, a cloroquina. Nesta quarta-feira (08), a substância foi citada por Jair Bolsonado (sem partido) em pronunciamento nacional.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que antes da pandemia, já tinha em seu estoque a cloroquina, que também é usada em tratamento de doenças reumatológicas. Também informaram que aguardam uma nova remessa do Ministério da Saúde.
O secretário de saúde, Alexandre Ayres, e o governador Renan Filho (MDB), já informaram em entrevistas que a medicação não está sendo utilizada na rede pública e que aguardam mais estudos sobre a eficácia da cloroquina no tratamento da covid-19.
Nesta quarta-feira (09) o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, comunicou que a cloroquina será utilizada na cidade para o tratamento do coronavírus a partir dos próximos dias.
Já o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também é um dos que defendem mais estudos sobre a substância.
A cloroquina, ou hidroxicloroquina é um dos fármacos já aprovados e utilizados para outras doenças que são vistos como alternativas imediatas na luta contra o coronavírus porque já passaram as inúmeras etapas de avaliação necessárias para lançar um remédio no mercado, como testes em animais, por exemplo.
Mas não há evidências conclusivas sobre a eficácia destas drogas contra o vírus, nem sobre a segurança de seu uso em pacientes da nova doença. Por isso, é um dos objetos de vários estudos em andamento.
Grande parte desses estudos clínicos é feita diretamente com pacientes infectados. Alguns são realizados in vitro.
O combate contra o novo coronavírus inclui ainda testes com plasma sanguíneo, células do cordão umbilical e até mesmo sangue de vermes marinhos.
Veja também
Últimas notícias

Aumento de deputados impacta salários, assembleias legislativas e emendas

Suspeito com extensa ficha criminal morre em confronto com a PM no Vale do Reginaldo, em Maceió

Integrante do Comando Vermelho é morto em confronto com policiais no Sertão de Alagoas

Homem danifica veículo do vizinho e tenta agredir policiais em Satuba

Senado pauta aumento de deputados às vésperas de fim do prazo

Foragido da justiça por homicídio é preso em barbearia no Tabuleiro do Martins
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
