AL chega à marca de 329 leitos exclusivos prontos para atender pacientes com Covid-19
Desses, 109 são leitos de UTI localizados em Maceió e no interior do Estado; Sesau divulga diariamente dados sobre a ocupação de leitos
Alagoas já dispõe de 329 leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid-19. Deste total, 109 são de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 189 são leitos clínicos (de enfermaria) e 31 são leitos intermediários localizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Segundo o último Relatório de Ocupação de Leitos, em Maceió há leitos de UTI nos hospitais geridos pelo Estado e contratualizados, a exemplo do Hospital da Mulher, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Veredas e Hospital Sanatório – todos eles também contam com leitos intermediários e clínicos. Também há leitos intermediários e clínicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Trapiche, Benedito Bentes, Tabuleiro e Jacintinho. No Hospital Escola Doutor Hélvio Auto, em Maceió, mais 18 leitos estão aptos para tratar de pacientes com Covid-19, sendo 16 deles para portadores de HIV e 02 para pacientes com tuberculose.
O Relatório de Ocupação de Leitos será disponibilizado diariamente, a partir desta sexta-feira (17), no site oficial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau): www.saude.al.gov.br.
Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o fortalecimento da rede hospitalar sempre foi uma prioridade da gestão do sistema público de saúde: “Alagoas possui um déficit histórico de leitos de UTI. Desde o início da gestão Renan Filho, sempre foram prioridades a aquisição de novos equipamentos e a construção de hospitais. Logo no início de fevereiro, quando a crise do novo coronavírus causava mais preocupação na China e em outros países, Alagoas saiu na frente. O Governo adquiriu ainda mais equipamentos para remodelar a saúde pública”.
Ayres destaca que o achatamento da curva epidemiológica em Alagoas, comparado a outros estados brasileiros, permitiu ao Governo receber e preparar estes novos equipamentos exclusivamente para os pacientes com Covid-19. “Já alcançamos 109 leitos de UTI, mas a nossa meta, até o dia 15 de maio, é termos mais de 250 leitos de UTI tanto em Maceió quanto nos municípios do interior”, afirmou.
Leitos no interior – Em Arapiraca, o Hospital de Emergência do Agreste conta com 07 leitos de UTI para adultos. Já o Hospital Djacy Barbosa tem 33 leitos em funcionamento, sendo 10 UTIs para adultos e 23 leitos clínicos.
Em Coruripe, o Hospital Carvalho Beltrão conta com 31 leitos, sendo 15 UTIs adulto, 15 leitos clínicos e 01 leito pediátrico. Já na Unidade de Pronto Atendimento de Coruripe (UPA) tem 05 leitos intermediários e 09 leitos clínicos.
Outras Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) localizadas em municípios do interior também têm com leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 em funcionamento. São elas: UPA de Viçosa (03 leitos – 01 intermediário e 03 clínicos), UPA Maragogi (04 leitos – 01 intermediário e 03 clínicos), UPA Marechal Deodoro (03 leitos – 01 intermediário e 02 clínicos), UPA Palmeira dos Índios (04 leitos – 01 intermediário e 03 clínicos), UPA Penedo (03 leitos – 02 intermediários e 01 clínico), UPA Delmiro Gouveia (08 leitos – 01 intermediário e 06 clínicos) e UPA São Miguel dos Campos (02 leitos – 01 intermediário e 01 clínico).
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
