Clima

Defesa Civil alerta para possibilidade de fortes chuvas e raios durante o fim de semana

Em caso de ocorrências, população deve acionar o Corpo de Bombeiros, no número 193

Por Secom Maceió 18/04/2020 13h01
Defesa Civil alerta para possibilidade de fortes chuvas e raios durante o fim de semana
Dados são da Sala de Alerta da Semarh - Foto: Assessoria

A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que está trabalhando em nível operacional de atenção, dentro do Protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil, e monitorando a chuva na capital desde a quinta-feira (16). Nas últimas 24 horas, o acumulado médio de chuva na capital foi de 44,73 mm, segundo dados dos pluviômetros instalados na capital. 

Um aviso meteorológico da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) destaca para a previsão chuvas isoladas com pancadas fortes e incidência de raios no período na noite desta sexta-feira (17) se estendendo durante todo o final de semana. Além do aviso da Sala de Alerta, a Defesa Civil de Maceió recebeu também alerta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) que aponta para o risco moderado de movimento de massa e hidrogeológico.   

"Estamos em nível operacional de atenção, uma vez que com a previsão de chuvas intensas poderemos registrar alagamento em áreas com deficiência de drenagem e as áreas de encosta estão suscetíveis a escorregamento de massa. Por esse motivo, estamos emitindo mensagens para a população pelo Sistema de Alerta por SMS e, assim, a população possa ter conhecimento da previsão e adotar medidas de autoproteção", explica a coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (Cimadec), Joanna Borba. 

A Defesa Civil está com equipes de plantão para atendimento em caso de ocorrência e orienta sobre o acionamento do órgão municipal no final de semana, que deve ser feito pelo Corpo de Bombeiros, no número 193. 

O órgão municipal orienta a população que se encontra em área de risco em Maceió que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em outros locais – a exemplo de casa de parentes – e acione a Defesa Civil para avaliação da área.  

Alerta por SMS 

A Defesa Civil de Maceió utiliza o Sistema de Alerta Nacional de Defesa Civil para enviar mensagens à população informando sobre a ocorrência de chuvas intensas com potencial de risco à população, como alagamentos e deslizamentos. A medida permite ações antecipadas de autoproteção, de proteção da comunidade e para que o poder público se posicione oportunamente para o socorro.   

O serviço de alerta por SMS é totalmente gratuito e cada número de celular pode cadastrar diversos CEPs para receber os informes no mesmo aparelho. Para se cadastrar, envie um SMS com o número do CEP de sua residência ou área que deseja monitorar para o número 40199. Será enviada, logo em seguida, a confirmação do cadastro.   

Sair do sistema também é bem simples: basta mandar uma mensagem com o CEP para o mesmo número do cadastro (40199).