Ocupações irregulares são encontradas na APA do Catolé e Fernão Velho
IMA lavrou intimações em ação conjunta com BPA para atendimento de denúncia
O Instituto de Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) esteve na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), nesta semana, para atendimento de denúncias de ocupação irregular. Construções sem autorização foram encontradas e os responsáveis estão intimados.
A APA é uma Unidade de Conservação com o objetivo de preservar as características naturais dos ambientes e ordenar a ocupação e o uso do solo.
Ocupação irregular é um dos principais desafios enfrentados pelo Instituto para a conservação da APA, assim como o desmatamento, poluição hídrica e queimadas. A forte pressão da expansão urbana, principalmente de atividades de pecuária, reforça a necessidade de monitoramento e fiscalização do órgão ambiental na Área.
O IMA e o BPA encontraram “puxadinhos” e áreas com delimitação de cerca de concreto, sem qualquer título de propriedade por parte dos responsáveis. A ocupação irregular da área de vegetação nativa afeta a conservação da APA. Por esta infração, foram lavradas intimações e estabelecido prazo para remoção das estruturas.
APA do Catolé e Fernão Velho
A Lei n°. 5.347/1992 criou a APA do Catolé e Fernão Velho, uma Unidade de Conservação com área de 5.415 hectares. O território abrange os municípios de Maceió, Satuba, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco.
A Mata Atlântica predomina entre os biomas da região. Os ecossistemas variam da floresta ombrófila ao manguezal. O reconhecimento da APA também é importante devido ao rico manancial na área, responsável por abastecer 30% da cidade de Maceió.
O principal rio existente dentro da APA do Catolé e Fernão Velho é o Rio Mundaú, o qual deságua na Laguna de mesmo nome. Outro rio que ocorre é o Satuba, além de riachos, tais como o Carrapatinho. O Açude do Catolé também se destaca na região como parte do Sistema de Abastecimento de água de Maceió.
Veja também
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
