Ocupações irregulares são encontradas na APA do Catolé e Fernão Velho
IMA lavrou intimações em ação conjunta com BPA para atendimento de denúncia

O Instituto de Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) esteve na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), nesta semana, para atendimento de denúncias de ocupação irregular. Construções sem autorização foram encontradas e os responsáveis estão intimados.
A APA é uma Unidade de Conservação com o objetivo de preservar as características naturais dos ambientes e ordenar a ocupação e o uso do solo.
Ocupação irregular é um dos principais desafios enfrentados pelo Instituto para a conservação da APA, assim como o desmatamento, poluição hídrica e queimadas. A forte pressão da expansão urbana, principalmente de atividades de pecuária, reforça a necessidade de monitoramento e fiscalização do órgão ambiental na Área.
O IMA e o BPA encontraram “puxadinhos” e áreas com delimitação de cerca de concreto, sem qualquer título de propriedade por parte dos responsáveis. A ocupação irregular da área de vegetação nativa afeta a conservação da APA. Por esta infração, foram lavradas intimações e estabelecido prazo para remoção das estruturas.
APA do Catolé e Fernão Velho
A Lei n°. 5.347/1992 criou a APA do Catolé e Fernão Velho, uma Unidade de Conservação com área de 5.415 hectares. O território abrange os municípios de Maceió, Satuba, Santa Luzia do Norte e Coqueiro Seco.
A Mata Atlântica predomina entre os biomas da região. Os ecossistemas variam da floresta ombrófila ao manguezal. O reconhecimento da APA também é importante devido ao rico manancial na área, responsável por abastecer 30% da cidade de Maceió.
O principal rio existente dentro da APA do Catolé e Fernão Velho é o Rio Mundaú, o qual deságua na Laguna de mesmo nome. Outro rio que ocorre é o Satuba, além de riachos, tais como o Carrapatinho. O Açude do Catolé também se destaca na região como parte do Sistema de Abastecimento de água de Maceió.
Veja também
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
