São Miguel dos Milagres emite nota em relação à fiscalização do IMA
Nota foi divulgada nesta quinta-feira
Em relação à fiscalização de uma equipe do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, através de uma denúncia anônima, que identificaram na manhã dessa quarta-feira, uma possível área de transbordo de lixo sem licença ambiental, nas proximidades do povoado de Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres, a prefeitura municipal publicou nota informando e explicando as verdadeiras motivações da situação.
Segundo a nota, o município de São Miguel dos Milagres, faz parte do Conorte, que é o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Norte, responsável pela gestão de todas as operações de transbordo do lixo dos municípios da Região Norte. Mas, por problemas internos e operacionais, o consórcio deixou de funcionar por certo período de tempo, levando a gestão municipal de São Miguel dos Milagres a ter que buscar uma alternativa para poder transportar os seus dejetos.
O procurador do município, Henrique Batista, afirmou na nota: “Ciente da boa índole do prefeito de São Miguel dos Milagres, Rubens Ataíde, pessoa bastante conhecida por cumprir os compromissos que assume perante terceiros e fornecedores, a CRT (Central de Tratamento), localizada no município de Pilar, liberou de maneira exclusiva a contratação direta com o munícipio para esse tipo de serviço”.
A nota continua afirmando que “entretanto, devido a esse vários problemas ocorridos, agravados pela pandemia do coronavírus, o munícipio permaneceu por aproximadamente 2 dias sem a possibilidade de levar seus dejetos até a Central de Tratamento. Assim, em quanto operacionalizava a contratação direta entre a Prefeitura e a CTR, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de maneira organizada, orientou os funcionários a colocarem o lixo apenas dentro do container, em quanto não se regularizava o procedimento com a CTR. E assim foi feito por apenas dois dias”.
O prefeito Rubens Ataíde, que também assina a nota afirmou: “Ressalta-se que, em momento algum os dejetos foram colocados sobre o solo e muito menos sobre área de mangue. A área em que o contêiner permaneceu está locada para prefeitura municipal para essa finalidade emergencial, que já fora resolvida. No mais é necessária a construção urgente de uma central de transbordo próxima a nossa região, que fora prometida e até agora não foi executada, deixando diversos municípios e não só São Miguel dos Milagres nesta situação”.
O prefeito finaliza dizendo que é “importantíssima atuação do IMA nesta fiscalização, e que também precisamos do apoio do órgão para coibir diversos crimes ambientais que vem ocorrendo na região litorânea, mais especificamente na praia de São Miguel dos Milagres”.
Veja também
Últimas notícias
IPTU 2026: Sétima parcela vence na quarta-feira (30); saiba como emitir a guia
Ministro destaca que Daniel foi um dos principais articuladores do VLT de Arapiraca
Área Social do Clube do Servidor será aberta apenas no domingo (27), em Arapiraca
Projeto Poste Limpo já retirou mais de 300 toneladas de fiação em 18 bairros de Maceió
Dois réus são condenados por mortes de pescador e adolescente em Maceió
Vizinho ouve pedidos de socorro e homem é preso por violência doméstica em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
