São Miguel dos Milagres emite nota em relação à fiscalização do IMA
Nota foi divulgada nesta quinta-feira
Em relação à fiscalização de uma equipe do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, através de uma denúncia anônima, que identificaram na manhã dessa quarta-feira, uma possível área de transbordo de lixo sem licença ambiental, nas proximidades do povoado de Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres, a prefeitura municipal publicou nota informando e explicando as verdadeiras motivações da situação.
Segundo a nota, o município de São Miguel dos Milagres, faz parte do Conorte, que é o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Norte, responsável pela gestão de todas as operações de transbordo do lixo dos municípios da Região Norte. Mas, por problemas internos e operacionais, o consórcio deixou de funcionar por certo período de tempo, levando a gestão municipal de São Miguel dos Milagres a ter que buscar uma alternativa para poder transportar os seus dejetos.
O procurador do município, Henrique Batista, afirmou na nota: “Ciente da boa índole do prefeito de São Miguel dos Milagres, Rubens Ataíde, pessoa bastante conhecida por cumprir os compromissos que assume perante terceiros e fornecedores, a CRT (Central de Tratamento), localizada no município de Pilar, liberou de maneira exclusiva a contratação direta com o munícipio para esse tipo de serviço”.
A nota continua afirmando que “entretanto, devido a esse vários problemas ocorridos, agravados pela pandemia do coronavírus, o munícipio permaneceu por aproximadamente 2 dias sem a possibilidade de levar seus dejetos até a Central de Tratamento. Assim, em quanto operacionalizava a contratação direta entre a Prefeitura e a CTR, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de maneira organizada, orientou os funcionários a colocarem o lixo apenas dentro do container, em quanto não se regularizava o procedimento com a CTR. E assim foi feito por apenas dois dias”.
O prefeito Rubens Ataíde, que também assina a nota afirmou: “Ressalta-se que, em momento algum os dejetos foram colocados sobre o solo e muito menos sobre área de mangue. A área em que o contêiner permaneceu está locada para prefeitura municipal para essa finalidade emergencial, que já fora resolvida. No mais é necessária a construção urgente de uma central de transbordo próxima a nossa região, que fora prometida e até agora não foi executada, deixando diversos municípios e não só São Miguel dos Milagres nesta situação”.
O prefeito finaliza dizendo que é “importantíssima atuação do IMA nesta fiscalização, e que também precisamos do apoio do órgão para coibir diversos crimes ambientais que vem ocorrendo na região litorânea, mais especificamente na praia de São Miguel dos Milagres”.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil apreende adolescente suspeito de envolvimento em mais de dez homicídios
Polícia Civil prende suspeito de roubo de encomendas avaliadas em mais de RS 21 mil
Traficante conhecido como 'Açougueiro' é baleado durante operação do Bope
São Sebastião celebra Dia do Professor com festa, música e sorteio de prêmios
Motociclista fica ferido após colidir na traseira de carro em Palmeira dos Índios
Capim Cubano está de volta após 20 anos com nova versão de “Teresa Bandolera”
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
