Covid-19: Vigilância Sanitária orienta empresas sobre novas medidas de proteção
Normas mais rígidas visam impedir o avanço da contaminação pelo coronavírus em Maceió
Alinhada com as determinações definidas pelo Decreto Nº 8.869, de 22/04/2020, publicado pela Prefeitura Municipal em consonância com as novas medidas do governo estadual, a Vigilância Sanitária de Maceió tem procurado divulgar as novas regras e orientar os estabelecimentos, garantindo seu funcionamento dentro de normas ainda mais rígidas, para impedir o avanço da pandemia da Covid-19.
A iniciativa visa, principalmente, zelar para que esses estabelecimentos adotem e mantenham todas as medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, estabelecidas pelas autoridades de saúde para o enfrentamento do coronavírus.
Desde a 0h de quinta-feira (23), os estabelecimentos e serviços com funcionamento autorizado devem assinar, obrigatoriamente, um Termo de Compromisso – disponibilizado no link retomada.maceio.al.gov.br – declarando a sua concordância com as medidas preventivas de segurança e higienização. O termo deve ser impresso e mantido em local visível no estabelecimento.
No novo Decreto, as medidas de prevenção foram ampliadas e ficaram mais rígidas. Com ele, foram reforçadas as medidas já existentes, que incluem a disponibilização de álcool em gel e álcool a 70º para a higienização de pessoas e ambientes; orientação e comunicação em ambientes internos através de elementos de sinalização, além do uso obrigatório de mascaras; disponibilização de lavatórios para clientes e funcionários; e filas ou esperas organizadas, a fim de evitar aglomeração ou proximidade de pessoas, entre outras determinações.
Estabelecimentos bancários e lotéricas terão que organizar melhor o atendimento à população, dando preferência aos atendimentos essenciais e prioritários (como idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais), agendando o atendimento presencial e direcionando serviços mais simples aos caixas eletrônicos e canais de atendimento remoto.
Lavanderias e estabelecimentos congêneres deverão organizar as filas, para evitar as aglomerações, e solicitar do cliente a entrega das peças a serem lavadas, embaladas, para evitar a contaminação dos funcionários.
Além das medidas obrigatórias iniciais, consultórios médicos em geral e odontológicos, laboratórios e clínicas veterinárias também terão que realizar atendimento com hora marcada e sem fila de espera (exceto para urgência e emergência); restringir acompanhantes; realizar desinfecção e higienização de cadeiras, macas e equipamento a cada uso; e dotar os ambientes com lixeiras de acionamento com pedal, entre outras regras.
Já para restaurantes, bares e similares – que vêm funcionando em sistema delivery ou pague e leve – as principais mudanças estão na limitação da entrada de pessoas no interior do estabelecimento; a proibição de consumo de produtos no local; e o uso de mesas e cadeiras por clientes no local, mesmo durante a espera.
Em relação aos supermercados, mercados, padarias, açougues, peixarias, lojas de suplementos e de alimentos funcionais, entre outros similares, as orientações são a limitação de entrada nesses locais de apenas uma pessoa de cada família, preferencialmente fora do grupo de risco; e a redução do numero de vagas no estacionamento, a fim de evitar aglomerações.
Veja também
Últimas notícias
Forças do DF se reúnem para definir estratégia em caminhada de Nikolas
PCAL prende suspeito de homicídio ocorrido em São Sebastião
Prefeito Carlos anuncia Festival de Verão de Rio Largo com atrações nacionais e Camarote Acessível
Homem é vítima de roubo de celular no Centro de Arapiraca
Homem é baleado em tentativa de homicídio em Arapiraca
PM recupera motocicleta roubada horas após crime em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
