“Mais 6 bilhões para combater o Coronavírus no Brasil”, garante Tereza Nelma
Com isso, estados e municípios poderão utilizar saldos de repasses do Ministério da Saúde
Já está em vigor a Lei Complementar 172/2020, que libera sobras de recursos parados nos Fundos de Saúde de estados e municípios para serem utilizados, emergencialmente, no combate ao Coronavírus no Brasil. Agora, cerca de R$ 6 bilhões de reais serão disponibilizados para essa finalidade. A deputada federal Tereza Nelma foi co-autora do projeto, junto à deputada federal Carmen Zanotto.
“É um grande passo, diante da urgência que nosso país vive em combater a pandemia da Covid-19. Já são mais de 3.300 mortes no Brasil. Aqui em Alagoas já são 324 casos confirmados e 22 óbitos, de acordo com dados da Secretaria de Saúde. Todo esforço é válido para que esses números parem de crescer, com mais vidas e famílias preservadas. E esses 6 bilhões certamente farão a diferença, com mais flexibilidade para que estados e municípios possam continuar seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde”, afirma Tereza Nelma, que também destinou R$ 2 milhões de suas emendas para o combate ao Coronavírus em Alagoas.
Com isso, estados e municípios poderão utilizar saldos de repasses do Ministério da Saúde, remanescentes de anos anteriores, em ações e serviços públicos de saúde previstos na lei. Tais como vigilância epidemiológica e sanitária, capacitação de profissionais da saúde que atuam no SUS, aquisição e distribuição de medicamentos e equipamentos, investimentos na rede física de atendimento, dentre outros. O uso desses recursos aplica-se somente durante a vigência do estado de calamidade pública, em decorrência da pandemia do Coronavírus e, posteriormente, deverão ser comprovados no relatório anual de gestão.
Veja também
Últimas notícias
Atriz mais polêmica do ano emplacou três fracassos de bilheteria em 2025
Motoqueiro é preso por embriaguez ao volante no município de Jundiá
Funcionários do Veredas realizam novo protesto e entram na segunda semana de greve em Maceió
Dança dos Famosos: Álvaro vira piada após levar patada de jurado
Zé Felipe realiza sonho inusitado e deixa Ana Castela chocada
CEO descobre traição e causa polêmica ao demitir funcionários: entenda
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
