Alagoas tem mais de 7 mil localidades indígenas e 5 mil quilombolas
Alagoas é o quinto estado com mais localidades quilombolas na região nordeste e o nono no país
Nesta sexta-feira(24), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), antecipou dados sobre as localizações indígenas e quilombolas do Brasil, feitos a partir da base territorial do próximo Censo, adiado para 2021.
De acordo com a “Base de Informações Geográficas e Estatísticas sobre os Indígenas e Quilombolas”, a estimativa é de que existiam 7.103 localidades indígenas e 5.972 localidades quilombolas no Brasil em 2019.
Em Alagoas, os dados estimam que existam cerca de 93 localidades indígenas e 183 localidades quilombolas em todo estado.
O IBGE considera localidade todo lugar do território nacional onde exista um aglomerado permanente de habitantes.
O banco de dados mostra também que do Censo 2010 até as estimativas de 2019, o número de localidades indígenas deu um salto de 1.856 para 7.103.
Segundo o gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE, Fernando Damasco, isso decorre do aperfeiçoamento da capacidade técnica do Instituto na identificação dessas comunidades tradicionais nos últimos anos.
“Esse mapeamento dá um panorama detalhado da presença indígena nos municípios brasileiros.Ele poderá ser usado por órgãos públicos e organizações da sociedade civil nas diversas ações de enfrentamento à pandemia, já que associa dados do cadastro de localidades indígenas com informações geoespaciais e populacionais geradas a partir do Censo 2010, fornecendo informações das novas dinâmicas dessa população no território”, afirmou.
No estado de Alagoas, os registros indicavam 93 localidades indígenas espalhadas em 33 municípios.Do total, somente 10 são consideradas terras oficialmente delimitadas. Na região nordeste, o estado fica à frente apenas do Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe no número total.
Ainda em Alagoas, as localidades quilombolas somavam um total de 183, divididas em 56 municípios. A maior distribuição em relação aos indígenas segue a dinâmica nacional. O estado é o quinto com mais localidades quilombolas na região nordeste e o nono no
país.
Veja também
Últimas notícias
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Cibele Moura propõe capacitação em primeiros socorros para guias de turismo em Alagoas
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
