Após mais de um mês de pandemia, garis de Arapiraca trabalham sem máscaras
Empresa disse que não havia exigência do equipamento e que fez encomenda após decreto

O mundo vive a pandemia do Novo Coronavírus, e muitos profissionais dos serviços essenciais devem tomar medidas de prevenção. A exemplo dos garis e margaridas que trabalham na coleta de lixo, capinagem, varrição e pintura nas ruas, e devem usar máscaras de proteção para evitar a contaminação. Porém, em Arapiraca, no agreste de Alagoas, os funcionários da Eleva Ambiental, empresa terceirizada que presta o serviço, não estão fazendo uso do equipamento.
A empresa disse, nesta sexta-feira (24), ao Portal 7 Segundos, que não havia exigência e fez o pedido do equipamento após o decreto do Governo de Alagoas anunciado na última segunda-feira (20).
De acordo com o gerente da empresa, que tem tem filiais em outras cidades, como Craíbas, também no agreste, “antes não tinha essa exigência de usar as máscaras na operação, e agora com a determinação que todo mundo deve usar, nós mandamos fabricar, porque se der a descartável, seria um volume grande de máscaras, e achamos melhor mandar fabricar”.
O gerente disse ainda que não havia preocupação com o uso de máscaras. “Já disponibilizamos álcool em gel, em todos os setores, todos têm acesso ao álcool gel, o protetor solar a gente já dava, mas os que trabalham ao ar livre, correndo atrás dos carros, capinando, pintando, a gente não tinha essa preocupação, até porque não estava sendo exigido, agora que apareceu a determinação a gente achou por bem mandar fabricar a de tecido para que eles higienizem”.
O Ministério da Saúde recomenda que a máscara de tecido seja trocada a cada duas horas, porém o Engenheiro de Segurança do grupo informou que cada funcionário terá três máscaras, que deve ser trocada a cada 4 horas. “Semana passada mandei fabricar as máscaras, elas já estão prontas, e serão entregues, todo mundo vai usar e na hora da entrega vamos dar as explicações, que são três máscaras para cada funcionário, para cada máscara usar 4 horas e quando chegar em casa higienizar”.
O gerente da empresa em Arapiraca confirmou que as máscaras serão usadas a cada 4 horas, e que possui um produto que pode higienizá-las. “A de duas horas é para máscaras descartáveis, a máscara de pano dura mais e tempo e pode com álcool gel higienizá-la, com um spray que existe na empresa, para que o funcionário esteja sempre higienizando. Então a pessoa pode estar com uma, higienizar e voltar a usar, a gente vai fazer uma programação certinha, duas horas é a descartável, mas essa fabricada vem com um tecido mais grosso que dura mais tempo, então cada um vai ter três máscaras”.
A Eleva informou ainda que os idosos foram afastados do trabalho, os menores aprendizes estão de férias e o administrativo está trabalhando de casa.
“Só está a operação em funcionamento, pois fazemos os serviços essenciais, a coleta de lixo, a varrição das ruas, a gente não pode deixar de fazer, e as máscaras chegam no início da próxima semana, e todos vão usar”, finalizou o gerente.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Lagoa da Canoa entrega mais de 20 toneladas de pescado na Semana Santa

Colisão entre carro e moto deixa duas mulheres feridas na AL-115, em Igaci

Homem é assassinado a tiros nas imediações da Ladeira da Moenda, em Maceió

Polícia Civil apura homicídio nas proximidades do CT do CRB; vítima não foi identificada

Na contramão do país, Alagoas reduz número de pessoas em situação de rua no 1⁰ trimestre de 2025

Ex-senador preso por estuprar a filha vai para prisão domiciliar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
