Após mais de um mês de pandemia, garis de Arapiraca trabalham sem máscaras
Empresa disse que não havia exigência do equipamento e que fez encomenda após decreto
O mundo vive a pandemia do Novo Coronavírus, e muitos profissionais dos serviços essenciais devem tomar medidas de prevenção. A exemplo dos garis e margaridas que trabalham na coleta de lixo, capinagem, varrição e pintura nas ruas, e devem usar máscaras de proteção para evitar a contaminação. Porém, em Arapiraca, no agreste de Alagoas, os funcionários da Eleva Ambiental, empresa terceirizada que presta o serviço, não estão fazendo uso do equipamento.
A empresa disse, nesta sexta-feira (24), ao Portal 7 Segundos, que não havia exigência e fez o pedido do equipamento após o decreto do Governo de Alagoas anunciado na última segunda-feira (20).
De acordo com o gerente da empresa, que tem tem filiais em outras cidades, como Craíbas, também no agreste, “antes não tinha essa exigência de usar as máscaras na operação, e agora com a determinação que todo mundo deve usar, nós mandamos fabricar, porque se der a descartável, seria um volume grande de máscaras, e achamos melhor mandar fabricar”.
O gerente disse ainda que não havia preocupação com o uso de máscaras. “Já disponibilizamos álcool em gel, em todos os setores, todos têm acesso ao álcool gel, o protetor solar a gente já dava, mas os que trabalham ao ar livre, correndo atrás dos carros, capinando, pintando, a gente não tinha essa preocupação, até porque não estava sendo exigido, agora que apareceu a determinação a gente achou por bem mandar fabricar a de tecido para que eles higienizem”.
O Ministério da Saúde recomenda que a máscara de tecido seja trocada a cada duas horas, porém o Engenheiro de Segurança do grupo informou que cada funcionário terá três máscaras, que deve ser trocada a cada 4 horas. “Semana passada mandei fabricar as máscaras, elas já estão prontas, e serão entregues, todo mundo vai usar e na hora da entrega vamos dar as explicações, que são três máscaras para cada funcionário, para cada máscara usar 4 horas e quando chegar em casa higienizar”.
O gerente da empresa em Arapiraca confirmou que as máscaras serão usadas a cada 4 horas, e que possui um produto que pode higienizá-las. “A de duas horas é para máscaras descartáveis, a máscara de pano dura mais e tempo e pode com álcool gel higienizá-la, com um spray que existe na empresa, para que o funcionário esteja sempre higienizando. Então a pessoa pode estar com uma, higienizar e voltar a usar, a gente vai fazer uma programação certinha, duas horas é a descartável, mas essa fabricada vem com um tecido mais grosso que dura mais tempo, então cada um vai ter três máscaras”.
A Eleva informou ainda que os idosos foram afastados do trabalho, os menores aprendizes estão de férias e o administrativo está trabalhando de casa.
“Só está a operação em funcionamento, pois fazemos os serviços essenciais, a coleta de lixo, a varrição das ruas, a gente não pode deixar de fazer, e as máscaras chegam no início da próxima semana, e todos vão usar”, finalizou o gerente.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Cibele Moura propõe capacitação em primeiros socorros para guias de turismo em Alagoas
Secretaria do Meio Ambiente promove última Feira Sustentável Sabor do Campo de 2025
Alagoas terá ensino integral universal e oferta ampliada de cursos profissionalizantes até 2026
Após decisão do Congresso, Teca Nelma chama população às ruas contra o PL da Dosimetria
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
