Chuvas intensas acendem alerta para bairros atingidos por rachaduras
Defesa Civil explica monitoramento no Pinheiro, Mutange, Bom Parto e Bebedouro
A quadra chuvosa iniciou no mês de abril, intensificando nessa última semana e a pergunta entre os maceioenses é: como ficará os bairros atingidos pelas rachaduras causadas pela atividade mineradora da Braskem?
Conversamos com a Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) para saber como será o trabalho durante esse tempo nas regiões do Pinheiro, Bom Parto, Bebedouro e Mutange. Em todos eles, moradores relatam que rachaduras aumentaram.
A Defesa Civil informou que o monitoramento das áreas afetadas pela instabilidade de solo provocada pela atividade de mineração é realizado independente de período de chuva, uma vez que não há solução até o momento para o problema.
O monitoramento dessa área é feito por profissionais do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (Cimadec), junto com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Além de compartilhamento de dados, as instituições se reúnem periodicamente para discutir a problemática e adotar as medidas necessárias na área de subsidência.
Com a chegada do período de chuva, que teve início no começo do mês abril, o trabalho nas 76 áreas de risco em Maceió segue o Protocolo de Proteção e Ação da Defesa Civil que prevê níveis operacionais e ações pontuais levando em consideração o monitoramento hidrometeorológico, a verificação de estrutura de edificações e condições de solo em regiões de risco.
A Defesa Civil destaca que grande parte das áreas com recomendação de realocação no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias nos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto já foi realocada através das ações previstas no Termo de Acordo.
Veja também
Últimas notícias
Professor de jiu-jítsu é preso acusado de estuprar sete alunas e ‘vendê-las’
Prefeitura de Lagoa da Canoa intensifica ações de combate ao Aedes aegypti
Benedito Ruy Barbosa morre aos 95 anos em São Paulo
Desenvolvimento sustentável é tema de palestra em Limoeiro de Anadia
Uneal segue com inscrições abertas para cursos presenciais em Porto Calvo
Tio-avô suspeito de matar menino de 6 anos é preso em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
