Chuvas intensas acendem alerta para bairros atingidos por rachaduras
Defesa Civil explica monitoramento no Pinheiro, Mutange, Bom Parto e Bebedouro
A quadra chuvosa iniciou no mês de abril, intensificando nessa última semana e a pergunta entre os maceioenses é: como ficará os bairros atingidos pelas rachaduras causadas pela atividade mineradora da Braskem?
Conversamos com a Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) para saber como será o trabalho durante esse tempo nas regiões do Pinheiro, Bom Parto, Bebedouro e Mutange. Em todos eles, moradores relatam que rachaduras aumentaram.
A Defesa Civil informou que o monitoramento das áreas afetadas pela instabilidade de solo provocada pela atividade de mineração é realizado independente de período de chuva, uma vez que não há solução até o momento para o problema.
O monitoramento dessa área é feito por profissionais do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (Cimadec), junto com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Além de compartilhamento de dados, as instituições se reúnem periodicamente para discutir a problemática e adotar as medidas necessárias na área de subsidência.
Com a chegada do período de chuva, que teve início no começo do mês abril, o trabalho nas 76 áreas de risco em Maceió segue o Protocolo de Proteção e Ação da Defesa Civil que prevê níveis operacionais e ações pontuais levando em consideração o monitoramento hidrometeorológico, a verificação de estrutura de edificações e condições de solo em regiões de risco.
A Defesa Civil destaca que grande parte das áreas com recomendação de realocação no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias nos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto já foi realocada através das ações previstas no Termo de Acordo.
Veja também
Últimas notícias
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Feira dos Municípios 2026: Alagoas Feito a Mão vai emitir Carteira Nacional do Artesão durante evento
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
