Chuvas intensas acendem alerta para bairros atingidos por rachaduras
Defesa Civil explica monitoramento no Pinheiro, Mutange, Bom Parto e Bebedouro

A quadra chuvosa iniciou no mês de abril, intensificando nessa última semana e a pergunta entre os maceioenses é: como ficará os bairros atingidos pelas rachaduras causadas pela atividade mineradora da Braskem?
Conversamos com a Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) para saber como será o trabalho durante esse tempo nas regiões do Pinheiro, Bom Parto, Bebedouro e Mutange. Em todos eles, moradores relatam que rachaduras aumentaram.
A Defesa Civil informou que o monitoramento das áreas afetadas pela instabilidade de solo provocada pela atividade de mineração é realizado independente de período de chuva, uma vez que não há solução até o momento para o problema.
O monitoramento dessa área é feito por profissionais do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (Cimadec), junto com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Além de compartilhamento de dados, as instituições se reúnem periodicamente para discutir a problemática e adotar as medidas necessárias na área de subsidência.
Com a chegada do período de chuva, que teve início no começo do mês abril, o trabalho nas 76 áreas de risco em Maceió segue o Protocolo de Proteção e Ação da Defesa Civil que prevê níveis operacionais e ações pontuais levando em consideração o monitoramento hidrometeorológico, a verificação de estrutura de edificações e condições de solo em regiões de risco.
A Defesa Civil destaca que grande parte das áreas com recomendação de realocação no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias nos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto já foi realocada através das ações previstas no Termo de Acordo.
Veja também
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
