Chuvas intensas acendem alerta para bairros atingidos por rachaduras
Defesa Civil explica monitoramento no Pinheiro, Mutange, Bom Parto e Bebedouro

A quadra chuvosa iniciou no mês de abril, intensificando nessa última semana e a pergunta entre os maceioenses é: como ficará os bairros atingidos pelas rachaduras causadas pela atividade mineradora da Braskem?
Conversamos com a Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) para saber como será o trabalho durante esse tempo nas regiões do Pinheiro, Bom Parto, Bebedouro e Mutange. Em todos eles, moradores relatam que rachaduras aumentaram.
A Defesa Civil informou que o monitoramento das áreas afetadas pela instabilidade de solo provocada pela atividade de mineração é realizado independente de período de chuva, uma vez que não há solução até o momento para o problema.
O monitoramento dessa área é feito por profissionais do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (Cimadec), junto com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Além de compartilhamento de dados, as instituições se reúnem periodicamente para discutir a problemática e adotar as medidas necessárias na área de subsidência.
Com a chegada do período de chuva, que teve início no começo do mês abril, o trabalho nas 76 áreas de risco em Maceió segue o Protocolo de Proteção e Ação da Defesa Civil que prevê níveis operacionais e ações pontuais levando em consideração o monitoramento hidrometeorológico, a verificação de estrutura de edificações e condições de solo em regiões de risco.
A Defesa Civil destaca que grande parte das áreas com recomendação de realocação no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias nos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto já foi realocada através das ações previstas no Termo de Acordo.
Veja também
Últimas notícias

Ronda no Bairro atua em diversas ocorrências e reforça ações preventivas nas praias de Maceió

Fiscalização aponta problemas graves em unidade de saúde em reforma há quase dois anos em Maceió

Motociclista fica ferido após acidente com carro em Santana do Ipanema

Polícia de SP prende mais um suspeito do assassinato de ex-delegado

STF marca para novembro julgamento contra núcleo 3 da trama golpista

Hemoal promove coleta externa de sangue no Itec nesta terça-feira (7)
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
