Alagoas fecha última semana com índice médio de isolamento social de 50%
Número tem melhora de 1,76% comparado com a semana anterior de 13 a 19 de abril
A taxa de isolamento social atingiu a média de 50% na última semana em Alagoas. O resultado teve como base os dias 20 a 26 de abril e apresenta uma melhora de 1,76% em relação aos números da semana anterior, que compreende os dias 13 a 19 de abril. A variação positiva também aconteceu na capital alagoana, com o melhor índice de afastamento das últimas três semanas registrado em um domingo, com 59,9% no dia 26.
No comparativo, os finais de semana em Alagoas continuam seguindo a tendência nacional de evolução das taxas de isolamento. Contudo, o Estado inicia esta semana com o segundo menor índice de afastamento social para uma segunda-feira, desde o dia 30 de março, com 46,9% de pessoas isoladas.
Os números apontados individualmente nos municípios também sofrem variação. Na segunda-feira (27), a cidade de Satuba, localizada na região metropolitana de Alagoas, desponta com a melhor taxa de afastamento social de 63,1%, seguida de Poço das Trincheiras e Olho D’Água Grande com 62% e 58,9%, respectivamente. O pior resultado de isolamento foi registrado na cidade de Olho D’Água das Flores, no Sertão do Estado, com índice de 38,2%.
Diante da melhora nos índices em relação à semana anterior, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, que está à frente do processo de monitoramento diário das taxas no Estado, defende que o isolamento social continua sendo a medida mais eficaz de combate ao coronavírus.
“O Governo do Estado tem acompanhado de perto os dados de isolamento. Esse monitoramento é essencial para que possam ser definidas as diretrizes e as resoluções mais adequadas para a população. Em geral, temos conseguido manter uma taxa média de afastamento acima de 50% em Alagoas, mas é essencial reforçar o pedido para que, quem puder, permaneça em casa. Esse é o momento de cuidarmos uns dos outros, ainda podemos melhorar esse resultado e assim garantir que o menor número possível de pessoas seja contaminado com o vírus no nosso estado”, salienta Rafael Brito.
Em Alagoas, o governador Renan Filho prorrogou, na última segunda-feira (20), o decreto de isolamento social até o dia 5 de maio. A determinação flexibilizou o funcionamento de determinados setores do comércio, como livrarias e lojas de matérias de construção, de limpeza, de aviação e de tecidos, mantendo suspensas no Estado as aulas de escola pública e privada, eventos, além de academias, shoppings centers, cinemas e praças de alimentação.
Confira aqui o decreto na íntegra (http://www.imprensaoficialal.com.br/wp-content/uploads/2020/04/DOEAL-20_04_2020-SUPLEMENTO.pdf).
Entenda o monitoramento
Contabilizados a partir do monitoramento inteligente do Governo do Estado, disponibilizado gratuitamente pela empresa In Loco, os índices se baseiam nos dados de 648.400 celulares da população. A tecnologia apenas integra usuários que voluntariamente tenham instalado aplicativos parceiros da In Loco, dando permissão para a coleta de dados informada na Política de Privacidade. Todos os dados de identificação civil, como nome, identidade, CPF e e-mail não são informados pela empresa.
Últimas notícias
Inmet alerta para chuvas intensas e ventos fortes em 47 municípios de Alagoas
Polícia aguarda laudo do IML e audiência para ouvir menina autista sobre suspeita de abuso
Polícia Civil prende mulher investigada por estelionato em São Miguel dos Campos
Programa Peixe do Povo garante distribuição de mais de 100 toneladas de peixe em Rio Largo
DMTT regulamenta compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricos em Maceió
Prefeitura de Palmeira dos Índios organiza grande ação para distribuição de peixes
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
