Covid-19: prefeitura atua para cumprimento de decretos em Maceió
Órgão compõe força-tarefa integrada
Neste período em que as autoridades de saúde recomendam o isolamento social como forma de reduzir a transmissão do novo coronavírus, os serviços essenciais não podem parar. A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) tem atuado na linha de frente contra a Covid-19.
Desde o dia 21 de março, a força-tarefa integrada entre os governos estadual e municipal percorre as ruas de Maceió para fiscalizar e orientar proprietários de estabelecimentos e população quanto às restrições de funcionamento e normas para evitar a aglomeração de pessoas. Neste período, aproximadamente 800 denúncias chegaram pelo Disque-denúncia e cerca de 250 estabelecimentos foram fechados.
A base da operação funciona na Semscs, onde uma equipe recebe as chamadas e repassa as demandas para averiguação. Vigilância Sanitária e Polícia Militar também integram a ação, que objetiva a obediência aos decretos governamentais com diretrizes e normas para enfrentamento à Covid-19.
A ação objetiva ainda o cumprimento das orientações de isolamento social e restrições de funcionamento das atividades comerciais e serviços, em decorrência da emergência em saúde pública vigente. Eventos também não podem ser realizados neste período e grande parte dos serviços públicos está suspensa ou sendo feita de forma remota, por telefone ou internet.
O secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar, destaca o comprometimento dos servidores para essa nova realidade. “Todos os dias, incassavelmente, nossos servidores estão trabalhando para a proteção das pessoas neste momento em que vivemos uma crise de saúde sem precedentes no mundo. A fiscalização também busca orientar e conscientizar as pessoas e, se cada um fizer sua parte, vamos conseguir passar por essa fase com menos danos e mais fortes”, disse.
Outras ações
A Semscs planejou a logística para entrega de donativos para ambulantes cadastrados no Município. A Guarda Municipal tem marcado presença no apoio à vacinação contra a Influenza e nos postos de saúde do Município.
Cuidados com os servidores
A rotina na sede administrativa foi adaptada e parte dos setores passou a funcionar em sistema de teletrabalho. Nos departamentos essenciais para a manter o funcionamento do órgão foi adotado o sistema de rodízio, além do afastamento dos servidores enquadrados nos grupos de risco.
Desinfecção de prédios da Semscs contra o novo coronavírus
A sede administrativa, em Jaraguá, e a da Guarda Municipal de Maceió, no Vergel, foram desinfetadas como resultado de parceria entre a Semscs, o Exército Brasileiro e a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). A medida será realizada periodicamente. Também foram adquiridos e disponibilizados aos servidores equipamentos para proteção individual, como álcool gel, máscaras, luvas e flanelas para higienização das viaturas.
Além das orientações para utilização dos EPIs, o monitoramento para o surgimento de casos suspeitos de Covid-19 é constante (os servidores são encaminhados para realização de exames). Uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde proporcionou aos servidores a vacinação contra a Influenza.
Atendimento à população
Os canais de atendimento foram estendidos. O Disque-denúncia teve seu horário ampliado e passou a funcionar todos dias, inclusive finais de semana e feriados pelo telefone 3312-5277. Foi disponibilizado o e-mail institucional [email protected] para consultas à situação de processos e solicitações institucionais.
Veja também
Últimas notícias
“Cenário de guerra”: diz coronel dos Bombeiros sobre destruição após tornado no Paraná
Figura conhecida na Feira dos Carros de Arapiraca morre vítima de infarto
Motorista que atropelou dois primos na AL-101 Sul é identificado e segue foragido
Arapiraca vai receber os maiores nomes do jazz no Brasil a partir do dia 28
Homem é preso após fornecer álcool a cinco adolescentes em Maribondo
Motociclista fica ferido após caminhão-pipa avançar placa ‘pare’ e provocar colisão em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
