Covid-19: Decreto municipal define nova regras para velório e sepultamento em Arapiraca
Duração e número de pessoas nas cerimônias fúnebres foram reduzidos
Com a finalidade de reduzir a possibilidade de aglomerações e o contato físico entre as pessoas, o tempo dos velórios e sepultamentos realizados em Arapiraca foi reduzido a um limite máximo de uma hora de duração em caso de covid-19. A mudança se soma às medidas adotadas pelo prefeito Rogério Teófilo em função das medidas preventivas do decreto 2.643/2020.
Como medida preventiva, desde o dia 25 de abril de 2020, a regulamentação estabelece limite de 15 pessoas por velório ou enterro nos casos de suspeitos ou confirmados de infecção por coronavírus. Nos sepultamentos, a urna deve ser lacrada e a despedida ser feita no cemitério em ambiente aberto e ventilado, sem contato com o caixão. Além disso, não é recomendado que pessoas integrantes do grupo de risco compareçam à cerimônia de sepultamento.
Em caso de óbitos que não sejam decorrentes da pandemia, a Prefeitura definiu a duração máxima de três horas por velório e enterro, limite máximo de 30 pessoas e ainda assim, evitar tocar na pessoa velada.
A Portaria assinada estabelece como deve ser realizado o trabalho dos profissionais que tiverem contato com o paciente, desde o uso do todos os equipamentos de proteção individual, até o preparo do corpo, descarte correto dos materiais após a finalização dos procedimentos e medidas de desinfecção.
Para ler todo o teor do decreto, clique AQUI.
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso após deixar entregador de lanches baleado no Benedito Bentes
Homem é preso por agredir a esposa no município de Estrela de Alagoas
Homem de 49 anos sofre tentativa de homicídio ao ser esfaqueado em Maragogi
Assaltantes são detidos por moradores após roubo de motocicleta em Craíbas
Mulher morre baleada durante abordagem policial em grota de Maceió
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
