Programa do Leite: Marx Beltrão vai lutar por recursos de MP em prol de produtores alagoanos
O deputado federal Marx Beltrão (PSD) ressaltou nesta segunda-feira (4) a importância da Medida Provisória (MP) 957 para a agricultura familiar e, mais especificamente, para uma ação fundamental de apoio aos criadores, agricultores e comunidades carentes: o Programa do Leite. O texto da MP abre crédito extraordinário de R$ 500 milhões para o Ministério da Cidadania aplicar em segurança alimentar e nutricional. O dinheiro vem do orçamento da seguridade social. Parcela destes recursos será investida no Programa. Marx foi um dos porta-vozes no Congresso Nacional em defesa da edição da MP por parte do presidente Jair Bolsonaro.
“Fico muito feliz que, após muito trabalho e cobranças, o governo federal tenha atendido nosso pleito de aportar investimentos nesses programas sociais tão importantes, que criam renda para os agricultores familiares e levam comida à mesa dos que mais precisam. Muitos já estavam desesperados diante da escassez de recursos e da possibilidade de interrupção dessas ações. O Programa do Leite tem uma importância imensa, principalmente em Alagoas. Agora, com esta MP, vamos lutar para que o Programa seja, enfim, resgatado em nosso estado em respeito a quem produz e a quem precisa de alimento”, afirmou Marx Beltrão.
Como parlamentar e como cidadão, Beltrão tem se destacado como defensor do Programa do Leite, dos pequenos produtores leiteiros do estado e das comunidades atendidas pela ação. O deputado, que também coordena a bancada alagoana no Congresso Nacional, vem articulando há meses em Brasília o aporte de investimentos nesta iniciativa, seja por meio de requerimentos, seja por meio de pleitos aos mais diversos ministérios, ou ainda por meio de cobranças incisivas no plenário da Câmara dos Deputados.
O Programa do Leite em Alagoas foi criado em 2002 e beneficia mais de 80 mil famílias que vivem abaixo da linha da pobreza nos 102 municípios do Estado. Cada família assistida recebe 4 litros de leite por semana e essa distribuição é feita seguindo os critérios estabelecidos pelo Programa: Indivíduos em situação de insegurança alimentar e nutricionais detentores do número de identificação social NIS, com perfil Bolsa Família e unidades recebedoras. A ação conta com vários parceiros: prefeituras municipais do Estado, Conselho Municipal e Estadual de Assistência social, entre outros, cooperativas de pequenos produtores rurais. O Programa compra o leite de produtores familiares a um preço fixo ao longo do ano. O leite é beneficiado em laticínios contratados e entregue às famílias carentes.
Em fevereiro deste ano, Marx Beltrão participou de reunião com cooperados e com a direção da CPLA (Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas). No encontro, Marx reforçou seu compromisso com a busca por mais investimentos no Programa. “Vamos seguir firmes na luta para assegurar os recursos federais necessários e garantir que esta iniciativa tão importante continue a melhorar a vida das pessoas. Em Alagoas, mais de 80 mil famílias são atendidas e cerca de mil produtores são beneficiados. Defendo que esse é um dos principais programas sociais do nosso estado, pois atende nas duas pontas, quem produz e quem realmente precisa do alimento. O governador Renan Filho também está empenhado neste luta e, juntos, vamos incrementar este Programa”, disse Marx Beltrão na oportunidade.
Veja também
Últimas notícias
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Governo doa terreno para construção de 400 casas populares em Murici
Renan Filho deve lançar pré-candidatura ao governo de AL ao lado de Lula
Suspeito de assediar mulheres é agredido por populares após ser detido pela Guarda Municipal em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
