Ligações clandestinas de esgoto rompem drenagem no Benedito Bentes
Seminfra alerta sobre prática ilegal que causa prejuízos ao Município e à população
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) flagrou várias ligações clandestinas de esgoto às galerias de águas pluviais. Desta vez, a situação foi encontrada no Beco da Gaia, localizada no Benedito Bentes, parte alta de Maceió, na quarta-feira (06). A Seminfra alerta para a prática, que é constante, e prejudica tanto a população, quanto ao município, que precisa realizar frequentemente os consertos.
No Benedito Bentes, as ligações clandestinas romperam o equipamento de drenagem, causaram vazamento de água e acarretaram na abertura de buracos entre as residências. A equipe da Seminfra já foi ao local para fazer o conserto.
De acordo com o coordenador-geral de drenagem da Seminfra, Esdras Maia, os próprios moradores fazem a ligação clandestina.
“Precisamos que a população se conscientize sobre essa prática, porque ela é prejudicada por isso. Ligação clandestina é um problema que ocasiona em desperdício de água, com vazamentos, problema na distribuição da água para as residências, poluição, por misturar a água de galerias pluviais com esgoto, e até afundamentos no asfalto”, explica Maia.
Rede de drenagem estava misturada à rede coletora de esgoto
Esdras Maias ressalta que a rede de esgoto não pode ser misturada à rede de drenagem, pois ambas exercem funções diferentes e seguem destinos distintos. A primeira é responsável pelo despejo de dejetos e água não potável de residências e estabelecimentos comerciais e destina esses materiais para as estações de tratamento. A segunda faz a drenagem da água da chuva, que é levada para os rios, ou para o mar.
“Quando ocorre a mistura dos dois com a ligação clandestina, esse esgoto acaba sendo levado para os rios ou para o mar junto com a água que está sendo drenada”, explica. “Outra situação é que a ligação clandestina obstrui o equipamento de drenagem e, em períodos de chuva, a rua pode alagar” finaliza.
Veja também
Últimas notícias
Moraes nega ida de Bolsonaro a hospital e exige laudo médico
EUA recuam em acusar Maduro de liderar suposto Cartel de Los Soles
Lutador de Muay Thai é preso suspeito de matar professor após discussão por dívida trabalhista
Jovem de 21 anos é assassinado a tiros na Vila Betel, em Rio Largo
Homem é flagrado furtando celulares e cartão de débito em caminhão na Ponta Verde
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
