Geral

Mourão: 'Nenhum país vem causando tanto mal a si mesmo como o Brasil'

Texto assinado pelo vice-presidente foi publicado na no jornal O Estado de S. Paulo

Por Uol 14/05/2020 08h08
Mourão: 'Nenhum país vem causando tanto mal a si mesmo como o Brasil'
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, afirmou que vê o país a caminho do caos e que não vê outro lugar no mundo que esteja "causando tanto mal a si mesmo como o Brasil', em texto que assina no jornal O Estado de S. Paulo, publicado hoje. Para o general da reserva, a pandemia do coronavírus não é só uma questão de saúde, mas já se tornou econômica e "pode vir a ser de segurança", em um momento de "estrago institucional". 

"A crise que ela [a covid-19] causou nunca foi, nem poderia ser, questão afeta exclusivamente a um ministério, a um Poder, a um nível de administração ou a uma classe profissional. É política na medida em que afeta toda a sociedade e esta, enquanto politicamente organizada, só pode enfrentá-la pela ação do Estado", escreve ele no artigo.

Sem citar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nem crises específicas enfrentadas por seu governo, Mourão afirma: "Para esse mal [a covid-19] nenhum país do mundo tem solução imediata, cada qual procura enfrentá-lo de acordo com a sua realidade. Mas nenhum vem causando tanto mal a si mesmo como o Brasil. Um estrago institucional que já vinha ocorrendo, mas agora atingiu as raias da insensatez, está levando o País ao caos e pode ser resumido em quatro pontos."

O vice-presidente cita então os pontos: a "polarização" política, a "degradação do conhecimento político", a "usurpação das prerrogativas do Poder Executivo" e "o prejuízo à imagem do Brasil no exterior decorrente".