Defensoria Pública cobra reforço de medidas protetivas às crianças e adolescentes durante pandemia
Município registrou casos de violência contra criança e adolescente nos últimos dias
Os defensores públicos Lidiane Monteiro e Welber Queiroz recomendaram, nesta semana, que a Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro adote, em 10 dias (até a próxima sexta-feira, 22), medidas para garantir o adequado funcionamento da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, durante o período de isolamento social, em prevenção à Covid-19.
De acordo com os defensores, a medida tem como objetivo assegurar a manutenção dos serviços de proteção às crianças e aos adolescentes em situação vulnerável e garantir que as denúncias de maus tratos e abuso sejam recebidas e atendidas, em tempo adequado, pelo Poder Público.
Conforme informação prestada à Defensoria Pública pelo Conselho Tutelar do Município, durante o período de isolamento já foram registrados casos de violência contra crianças e adolescentes no Município de Marechal Deodoro.
Entre recomendações estão à manutenção dos plantões do Conselho Tutelar, possibilitando o encaminhamento de todas as demandas aos órgãos do Poder Executivo e Judiciário, a continuidade do atendimento por equipe interdisciplinar, de forma remota, mormente atendimento psicológico remoto, bem como a adoção de medidas preventivas à propagação do Coronavírus, como a disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPI’,s) para os conselheiros tutelares.
Além disso, solicita que sejam oferecidos canais telefônicos e digitais voltados para o recebimento de denúncias, a promoção de campanhas educativas acessíveis a todas as idades, que informem os cuidados e diretos das crianças e adolescentes, a criação de um fluxograma de atendimento dos órgãos responsáveis no combate a violências contra criança e adolescente.
Por fim, pede a inclusão de crianças e adolescentes em situação de rua no grupo de risco da COVID-19, tendo em vista situação de extrema vulnerabilidade social.
Veja também
Últimas notícias
Líder do Governo, Marcelo Palmeira destaca São João Massayó como motor do turismo, cultura e economia de Maceió
Homem de 68 anos é preso em flagrante por estuprar cachorro no DF
Confira os números da Lotofácil 3712 sorteados nesta terça (16/6)
Jovem em surto psicótico é contido pela polícia no município de Pariconha
Ministro da Saúde ressalta importância do programa Mais Médicos para a população de AL
Gastronomia alagoana está em luto pelo falecimento da chef Juliana Almeida em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
