Saiba como é e como evitar o golpe do falso motoboy no uso do cartão
A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) emitiu um comunicado oficial alertando dos casos.

Recentemente, um novo golpe tem sido aplicado na praça envolvendo o cartão de débito/crédito dos consumidores. Ele tem sido chamado de o golpe do falso motoboy. A vítima entrega seu cartão a uma terceira pessoa, que acaba fazendo gastos nele. A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) emitiu um comunicado oficial alertando dos casos.
O golpe do falso motoboy utiliza-se do que se chama de engenharia social. Em outras palavras, trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias para convencer as pessoas e cederem suas informações pessoais. No caso desse novo golpe, a desculpa utilizada tem sido uma suposta clonagem do cartão.
Leia ainda:
O ato se inicia quando uma pessoa se fazendo passar por um funcionário da instituição bancária. Ela informa que o cartão da pessoa foi clonado e que então é necessário bloquear o mesmo. Em seguida, o falso atendente então pede uma série de dados da vítima, inclusive a senha do cartão e fala para que ela corte o cartão ao meio.
Logo depois, o falso funcionário fala para a vítima que mandará um motoboy até o endereço para pegar o cartão e realizar outras análises para efetuar o cancelamento de compras irregulares.
Contudo, por incrível que pareça, mesmo com o cartão cortado ao meio, o chip em si não sofre nenhum dano. Dessa forma, munidos do chip e da senha, os golpistas fazem todas as compras que desejam efetuar.
Como evitar cair no novo golpe?
De acordo com a Febraban, em hipótese alguma uma instituição financeira envia os seus colaboradores para recolher os cartões dos seus respectivos clientes.
Ademais, a entidade salienta que quando necessita descartar um cartão, é fundamental que ela também corte o chip, impedindo desse modo o seu uso.
Conforme citado acima, os bancos não apenas não enviam seus funcionários para recolher o cartão, como também não pedem devolução.
Além disso, é válido lembrar que o banco jamais solicitará dados sensíveis como senha do cartão ou então o código de segurança do mesmo.
Cuidados com o cartão
Em um momento de pandemia como esse, um dos argumentos usados no golpe do falso motoboy é de que eles estariam mandando o tal funcionário para evitar que a pessoa saia e se contamine.
Leia ainda:
Entretanto, jamais se deve entregar o cartão para terceiras pessoas.
Veja também
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
