Sala de Alerta da Semarh prorroga alerta de chuvas para toda Alagoas
Condições climáticas devem durar até a noite desta quinta-feira (21)
O alerta da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para chuvas em pontos isolados no Litoral, Agreste, Zona da Mata e Baixo São Francisco de Alagoas que venceu ontem (20) foi prorrogado até às 22h59 desta quinta-feira (21) e incluiu todas as regiões do Estado. Significa que até o fim do dia em todas as cidades de Alagoas, podem ocorrer chuvas de intensidade moderada com algumas pancadas intensas.
Segundo a Semarh, essas chuvas podem gerar acúmulos significativos e alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, além de transbordamento de pequenos riachos e movimentações de massas em áreas de encosta.
No pequeno município de Jacuípe, na região Norte de Alagoas, as chuvas castigam a cidade desde o último dia 19. Nesta manhã, diversas ruas do Centro da cidade ficaram alagadas com as águas da chuva e que transbordaram do rio Jacuípe.
Não foi apenas o Centro da cidade que sofreu com as chuvas: as estradas vicinais e as comunidades rurais também foram prejudicadas. Desde ontem, a estrada de barro que liga os municípios de Jacuípe praticamente ficou intransitável e o engenho Barro Branco ficou ‘ilhado. As águas e a lama também dificultaram as estradas vicinais de Canafístula e Teles. O tráfego também foi prejudicado na estrada de barro que liga Jacuípe ao município de Água Preta, em Pernambuco.
Em Maceió, as chuvas alagaram ruas em diversos bairros. As fortes ventanias derrubaram uma árvore no bairro Ouro Preto, nas primeiras horas da manhã de hoje. Parte da pista ficou interditada e os motoristas tiveram dificuldades em trafegar na região. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e da Superintendência Urbana de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) foram comunicadas.