Justiça de AL determina que enfermeiros do grupo de risco sejam afastados
Medida vale para unidades de saúde de toda Alagoas
A Justiça do Trabalho da 19ª região decidiu, nessa quarta-feira (20), que profissionais de enfermagem com maior risco de apresentar quadros graves do Covid-19 devem permanecer em casa e exercer suas atividades laborais à distância. A medida vale para unidades de saúde de todo o estado, capital e interior, tanto na rede pública quanto na privada.
A ação foi movida pelo Sateal, depois de verificar que praticamente todas as unidades de saúde do Estado não afastaram seus profissionais em situação de maior vulnerabilidade. O Sindicato reforça, no entanto, que os profissionais precisarão apresentar laudo médico comprovando a comorbidade para o afastamento do local de trabalho.
A magistrada Adriana Maria Camara de Oliveira inicia a decisão destacando que “sejam obrigadas, a afastar de suas atividades devido a pandemia do Covid-19, sem prejuízo do seu vencimento, incluído o adicional de insalubridade, os auxiliares e técnicos de enfermagem gestantes, lactantes, hipertensos, diabéticos e transplantados (grupo de risco) de seus postos de trabalho, sob pena de pagamento da multa diária a cargo deste juízo, a ser arcado individualmente por cada Réu, em caso de descumprimento da ordem judicial, e que os réus envolvidos deem ciência da decisão as instituições públicas e privadas a elas subordinadas”.
A pena para quem descumprir a decisão de efeito imediato é o pagamento de multa diária no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) até o limite de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por trabalhadora ou trabalhador na condição acima especificada que permanecer em atividade e, enquanto perdurar o surto do Covid-19, facultando-se, a critério do gestor estadual, a utilização do trabalho dessas trabalhadoras em sistema de teletrabalho.
Veja também
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
