Justiça de AL determina que enfermeiros do grupo de risco sejam afastados
Medida vale para unidades de saúde de toda Alagoas
A Justiça do Trabalho da 19ª região decidiu, nessa quarta-feira (20), que profissionais de enfermagem com maior risco de apresentar quadros graves do Covid-19 devem permanecer em casa e exercer suas atividades laborais à distância. A medida vale para unidades de saúde de todo o estado, capital e interior, tanto na rede pública quanto na privada.
A ação foi movida pelo Sateal, depois de verificar que praticamente todas as unidades de saúde do Estado não afastaram seus profissionais em situação de maior vulnerabilidade. O Sindicato reforça, no entanto, que os profissionais precisarão apresentar laudo médico comprovando a comorbidade para o afastamento do local de trabalho.
A magistrada Adriana Maria Camara de Oliveira inicia a decisão destacando que “sejam obrigadas, a afastar de suas atividades devido a pandemia do Covid-19, sem prejuízo do seu vencimento, incluído o adicional de insalubridade, os auxiliares e técnicos de enfermagem gestantes, lactantes, hipertensos, diabéticos e transplantados (grupo de risco) de seus postos de trabalho, sob pena de pagamento da multa diária a cargo deste juízo, a ser arcado individualmente por cada Réu, em caso de descumprimento da ordem judicial, e que os réus envolvidos deem ciência da decisão as instituições públicas e privadas a elas subordinadas”.
A pena para quem descumprir a decisão de efeito imediato é o pagamento de multa diária no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) até o limite de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por trabalhadora ou trabalhador na condição acima especificada que permanecer em atividade e, enquanto perdurar o surto do Covid-19, facultando-se, a critério do gestor estadual, a utilização do trabalho dessas trabalhadoras em sistema de teletrabalho.
Veja também
Últimas notícias
Vídeo mostra tio-avô entrando em mata com menino e saindo sozinho em Maceió
Imagens câmera de segurança mostram assalto à lanchonete em Delmiro Gouveia
PSD Alagoas ainda não sabe se apoia Caiado ou Lula
Idosa com Alzheimer reencontra policiais que salvaram sua vida
Infraestrutura substitui 10 metros de rede de tubulação rompida no Poço
Carro é flagrado com garrafa pet usada como tanque de combustível
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
