Portaria cria Grupos de Trabalho para estudar retomada das atividades econômicas
Eles serão coordenados pelo Gabinete Civil, Sefaz, Sedetur e prefeitura de Maceió
Portaria conjunta entre o Gabinete Civil e as secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sedetur), publicada na quarta-feira (27) no Diário Oficial do Estado (DOE), define os critérios para a criação de Grupos de Trabalho que vão estabelecer protocolos de funcionamento dos setores econômicos, após o período de isolamento social, em Alagoas. O prazo para a entrega nas normas e procedimentos é de até 15 dias.
A criação dos Grupos de Trabalho leva em consideração os impactos econômicos causados pela pandemia e a necessidade de estabelecer protocolos de funcionamento dos setores produtivos, após o período de distanciamento social, a fim de dar impulso à retomada das atividades econômicas, mas com medidas de extrema segurança à população alagoana.
São observados, ainda, a declaração de emergência em saúde pública de importância internacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 30 de janeiro de 2020, em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19); e os Decretos Estaduais publicados com as medidas necessárias para o enfrentamento da disseminação da doença.
Funcionamento
A portaria estabelece a criação dos Grupos de Trabalho com a finalidade de estabelecerem os protocolos para a retomada do funcionamento de forma segura das atividades econômicas e atendimento ao público, após o período de isolamento social em curso.
São eles: Grupo de Trabalho do Setor de Comércio, composto pelos representantes dos Shoppings, Fecomércio, Associação Comercial, SESI e SESC; Grupo de Trabalho do Setor Turístico, composto pelos representantes dos Bares, Restaurantes, Hotéis e Eventos; Grupo de Trabalho do Setor Industrial, composto pelos representantes da Federação da Indústria do Estado de Alagoas;
Ainda conforme a portaria, poderão ser convidados para participar da sessão dos Grupos de Trabalho, a critério do presidente, e com o objetivo de contribuir com informações acerca do tema tratado, especialistas e representantes de outros de órgãos e entidades públicas ou privadas.
Os Grupos de Trabalho serão coordenados pelo Gabinete Civil, Sefaz, Sedetur e um representante da prefeitura de Maceió, sob a presidência daquela Casa Civil. As reuniões dos Grupos de Trabalho serão convocadas pelo Secretário-Chefe do Gabinete Civil. Os Grupos terão até 15 dias, a contar da publicação da portaria, para entregarem os protocolos de funcionamento das atividades econômicas e atendimento ao público.
Veja também
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
