Devido pacientes graves, Unidade Sentinela de Arapiraca suspendeu atendimento
Portas foram fechadas pela manhã e atendimento foi retomado agora há pouco

[Atualizada às 15h25]
A Unidade Sentinela, que funciona no Terceiro Centro de Saúde de Arapiraca, e é a porta de entrada para pacientes com suspeita ou sintomas leves de Covid-19, fechou as portas para novos atendimentos na manhã desta quinta-feira (28). Os pacientes eram informados que deveriam buscar atendimento nas UBS de referência, Quinto Centro ou Hospital Regional. O atendimento foi retomado há poucas horas.
Conforme informações que o 7Segundos teve acesso, o atendimento foi suspenso para que a equipe médica precisava cuidar de quatro pacientes que estavam em estado grave e precisavam ser transferidos com urgência para unidades hospitalares.
Dos quatro pacientes, um deles estava intubado no único respirador disponível na unidade, que deveria servir apenas para a estabilização do paciente até que seja transferido para uma UTI hospitalar. Além dele, outro paciente também estava precisando fazer uso do respirador.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura que enviou uma Nota informando que "a Unidade Sentinela, referência no atendimento a casos suspeitos de Covid-19, suspendeu novos atendimentos, durante um intervalo de três horas, enquanto as suas equipes trabalharam concentradas no atendimento a quatro pacientes considerados graves, que chegaram à unidade e aguardavam regulação do Estado para a transferência à rede hospitalar do Município.
A prefeitura disse ainda que "entre os quatro pacientes, um necessitou de intubação e um segundo com indicação para o mesmo procedimento. Desde esta quarta-feira (27), o Município aguardava a regulação de leitos hospitalares, que é de responsabilidade do Governo do Estado, quem autoriza a transferência. Enquanto aguardou a transferência, que aconteceu por volta das 10h30min, desta quinta-feira, a Unidade Sentinela, que é equipada e responsável por acolher e estabilizar os pacientes com suspeita de coronavírus, realizou todos os procedimentos necessários e disponíveis. Vale ressaltar que o atendimento a pacientes graves é de responsabilidade dos hospitais que o Estado gerencia os leitos. Às 12 h, a Unidade Sentinela reabriu para novos atendimentos, após processo de desinfecção do espaço".
Veja a nota na íntegra:
Nota - Secretaria Municipal de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca informa que, nesta quinta-feira (28), a Unidade Sentinela, referência no atendimento a casos suspeitos de Covid-19, suspendeu novos atendimentos, durante um intervalo de três horas, enquanto as suas equipes trabalharam concentradas no atendimento a quatro pacientes considerados graves, que chegaram à unidade e aguardavam regulação do Estado para a transferência à rede hospitalar do Município.
Entre os quatro pacientes, um necessitou de intubação e um segundo com indicação para o mesmo procedimento. Desde esta quarta-feira (27), o Município aguardava a regulação de leitos hospitalares, que é de responsabilidade do Governo do Estado, quem autoriza a transferência.
Enquanto aguardou a transferência, que aconteceu por volta das 10h30min, desta quinta-feira, a Unidade Sentinela, que é equipada e responsável por acolher e estabilizar os pacientes com suspeita de coronavírus, realizou todos os procedimentos necessários e disponíveis. Vale ressaltar que o atendimento a pacientes graves é de responsabilidade dos hospitais que o Estado gerencia os leitos. Às 12 h, a Unidade Sentinela reabriu para novos atendimentos, após processo de desinfecção do espaço.
“Em caso de necessidade de internação, a unidade entra em contato com a regulação do Governo do Estado, responsável pela gestão da oferta de leitos no município”, afirmou o farmacêutico José Abelardo Rocha Silva Filho, gerente da Unidade Sentinela.
A Prefeitura de Arapiraca já está trabalhando na ampliação dos serviços da Unidade Sentinela e, nos próximos dias, receberá o apoio de um Centro de Triagem para atender à população. O prefeito Rogério Teófilo vem alertando, continuamente, sobre a baixa quantidade de leitos oferecidos pelo Governo do Estado para o tratamento da Covid-19 no Município e sobre o colapso no sistema de saúde.
Veja também
Últimas notícias

Advogado suspeito de agredir namorada passa mal antes de ser levado ao presídio Baldomero Cavalcanti

Segurança nas estradas: confira dicas para viajar com tranquilidade no feriadão

Patrimônio cultural, Paixão de Cristo de Arapiraca volta a emocionar no Morro da Massaranduba

Três armas de fogo e munição foram apreendidas pela PM após troca de tiros em Delmiro Gouveia

Bombeiros retiram cavalo que caiu em cisterna na Barra Nova, em Marechal Deodoro

Bombeiros combatem incêndio em barraco na região da Orla Lagunar, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
